quinta-feira, 30 de junho de 2011

Amazonas, as mulheres guerreiras





As Amazonas eram guerreiras, donas de armas, cavalos e com uma estrutura social própria. Foram imortalizadas na maioria das lendas por sua coragem de luta quando enfrentavam os homens que tentavam submetê-las. Independentes, viviam em ilhas ou perto do mar e frequentemente recebiam visitas de aventureiros. Algumas engravidavam deles mas somente ficavam com as filhas. Os filhos eram entregues ao pai.

Segundo uma lenda, as Amazonas eram filhas de Ares, deus da guerra, de quem teriam herdado a audácia e a coragem. O deus teria dado um cinturão para a rainha Hipólita como símbolo do poder sobre seu povo. O cinturão tem uma simbologia de transmitir força, poder e proteção, além do valor iniciático. A mais célebre luta das Amazonas aconteceu com o herói Hércules quando ele raptou a amazona Hipólita, provocando a guerra das Amazonas contra Atenas.

O país das Amazonas país era a Trácia, lugar de clima rude, rico em cavalos e percorrido por populações violentas e guerreiras. Segundo alguns, teriam fundado a cidade de Mitilene, na Ilha de Lesbos, terra da poeta Safo. Outros dizem que sua morada ficava em Éfeso, onde fundaram um templo dedicado à Ártemis, divindade virgem que percorria campos e florestas, considerada protetora das Amazonas.


As Amazonas mutilavam o seio direito para que manejassem melhor o arco e outras armas. Sacrificavam sua feminilidade para combater na luta pela independência e para fortalecer a deusa Ártemis de Éfeso. A arte normalmente representa Ártemis coberta com um manto cheio de seios, símbolos dos seios sacrificados a ela pelas Amazonas.



******************


O mito das Amazonas simbolizam as mulheres que ao longo do tempo lutam para derrubar preconceitos, não se rendendo à submissão e à violência masculina; que não aceitam o tradicional papel doméstico imposto à figura feminina e mais do que em todos os tempos, estão enganjadas contra a violência doméstica.

As mulheres do mundo atual não guerreiam com armas e, quando mutilam os seios, é por causa da luta contra o câncer, defendendo a própria vida. São as guerreiras que não se entregam e resistem, enfrentando o mal do século. Outras se mutilam por motivos estéticos, diminuindo ou aumentando os seios; um direito que elas descobriram para se sentir bem com seu próprio corpo.


As mulheres do mundo atual são encorajadas na superação de limites e estão empenhadas na luta por uma sociedade mais justa, onde homens e mulheres tenham papéis importantes na manutenção do planeta, como um lar de todos. Defendendo filhos e filhas, elas conquistam o direito de tornar o mundo melhor, mais humano e sensível.

14 comentários:

  1. Muito bom mito, adorei, sou professora de filosofia e vou trabalhar esse mito com meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mito, adorei, sou professora de filosofia e vou trabalhar esse mito com meus alunos.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, sempre respeitei , para alguns mitos, mais não acho que tudo seja apenas mito!Devemos abrir mais nossas mentes e expandir , explorar tudo isso.
    Sou Wiccana e estou estudando bastante, a nova arte, então para mim , amei o blog.
    Está de parabéns! Gostaria que falasse um pouco da Deusa Clóris!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, sempre respeitei , para alguns mitos, mais não acho que tudo seja apenas mito!Devemos abrir mais nossas mentes e expandir , explorar tudo isso.
    Sou Wiccana e estou estudando bastante, a nova arte, então para mim , amei o blog.
    Está de parabéns! Gostaria que falasse um pouco da Deusa Clóris!

    ResponderExcluir
  5. Queria referência do nome da dona do blog.

    ResponderExcluir
  6. Em outros lugares fala-se mais sobre as guerreiras Amazonas. Gostaria que você retomasse o assunto sobre elas.
    Sou super fã do blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esta associação das amazonas com as mulheres atuais. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É interessante como a cultura nos implica os maiores estudos sociais da humanidade. Como no exemplo dado das Amazonas da mitologia grega, tanto quanto outras de valores históricos verídicos que, ao submeter uma analogia de crítica, se transforma numa percepção de luta contra a desigualdade. Mas, para mim, a noção de poder civilizacional ainda é a base motriz que encadeia todas as ramificações de controle social. Por isso que talvez a analogia das Amazonas possa ter um sentido híbrido inserido, sendo esse visto como uma negativa a igualdade de gênero, na qual enriquece ainda mais o estudo.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares