quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tideu e as oportunidades




O herói Tideu, filho do Rei Eneu, em sua juventude cometeu um assassinato e foi expatriado. Indo para a corte de Adrasto, o Rei de Argos, encontrou Polinices, filho de Édipo e Jokasta que pretendia reconquistar o reino de Tebas com ajuda do rei. O Rei Adastro tinha duas filhas: Tideu casou-se com Deipile e Polinices casou-se com Argeia.

Adastro
prometeu ajudar aos genros a reconquistar os tronos que lhes pertencia por direito e escolheu Tideu como um dos Sete chefes contra Tebas. Tideu demonstrou grande bravura vencendo 50 guerreiros numa emboscada. Durante a invasão de Tebas, Tideu matou Melanipo em um duelo mas também foi ferido.

A deusa Atena protegia Tideu
nas batalhas e ao vê-lo ferido resolve dar-lhe a imortalidade. Porém, num ato insano, Tideu decepou a cabeça de Melanipo apesar dele estar morto. Partindo a cabeça em duas partes, Tideu começou a devorar o cérebro de Melanipo. Vendo tamanha barbaridade, a deusa Atena desistiu de sua intenção e deixou Tideu morrer... 

*******************

O mito de Tideu simboliza as oportunidades que encontramos pela vida. Não pode haver maior engano do que aquele que por algum motivo se encontra com algo valioso e covardemente não o acolha. Grave se torna, quando finge não ver as oportunidades que lhe são oferecidas.

Agarrados aos condicionalismos da vida, dos preceitos do que é formalmente mais certo, evitamos assumir em tantas
ocasiões a realidade encontrada. A vida é curta demais, tão breve que não há tempo a perder quando é necessário mudar de rumo ou recomeçar uma nova vida. Tideu teve todas as oportunidades para recomeçar uma nova vida e tornar-se um grande homem. No entanto, Tideu perdeu suas chances devido sua falta de reflexão. Por vezes, em breves segundos, encontramos o que numa vida toda nunca tivemos oportunidade de encontrar. Por vezes, em breves segundos, também perdemos o que pelo resto da vida nunca mais encontraremos, mas que ingenuamente deixamos passar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares