sábado, 11 de junho de 2011

Zéfiro, o vento das brisas suaves




Zéfiro, o vento Oeste, era irmão de Bóreas e habitava na Trácia. A lenda descreve-o como um vento primitivamente violento, que destruía tudo com o seu sopro indomável: arrasava plantações, provocava naufrágios, causava grandes danos aos homens mas uma grande paixão o fêz mudar.

A súbita paixão de Zéfiro por Clóris - chamada de Flora pelos romanos - transformaou o caráter mitológico do vento
dando-lhe uma versão benéfica. Clóris era a rainha da primavera e era quem espalhava a beleza das flores ao mundo, dando-lhes as cores e o perfume. O contraste com Zéfiro, o vento que destruia a beleza das flores, fêz com que Cloris o rejeitasse.

Mas o amor de Zéfiro era sincero, pleno e construtivo. Para conquistar Clóris, ele transformou a sua
personalidade tempestuosa e destrutiva, tornando-se um vento suave que soprava lentamente para não danificar a beleza criada por sua amada. Representado na forma de um jovem com asas que anunciava a primavera e o renascer das plantas, Zéfiro e Clóris tiveram um filho, Carpo - o fruto.

***********************

O mito de Zéfiro e Clóris reflete o equilíbrio da natureza. O vento suave não destrói as flores e leva o seu pólen, fazendo com que fecunde e renasça em outra vegetação. Zéfiro passa a ser o vento dos namorados. Foi Zéfiro quem conduziu Psiquê ao palácio de Eros, o encontro entre o Amor e Alma. E também foi Zéfiro quem fêz emergir Afrodite, a deusa do amor e da beleza. das espumas do mar soprando-a e conduzindo-a suavemente até a ilha de Chipre.

Zéfiro é o vento do Ocidente, aquele que ameniza o clima grego, vivificando a natureza. Na estrada entre Atenas e
Elêusis, era venerado como uma entidade fecundadora. É representado com uma fisionomia serena e terna, trazendo asas, muitas vezes em forma de asas de borboletas e coroas coloridas nas mãos. Em Roma, Zéfiro era venerado ao lado de sua mulher Flora. As festas Florais celebravam a primavera em Roma.O mito mostra a transformação que o amor pode causar nas pessoas. O amor é a força que faz mover os corações dos seres apaixonados. O amor humaniza, torna as pessoas mais sensíveis, mais graciosas, mais bonitas por dentro e por fora. Só quem ama pode ver e sentir as benéficas transformações que acontecem em todo o seu ser. Talvez Zéfiro tenha compreendido que o pior destino era viver e morrer sozinho, sem amar e sem ser amado. O poder do amor e da sua vontade o transformaram.

O amor tem o poder de mudar os pensamentos e atitudes porque traz uma outra visão do mundo. As pessoas
apaixonadas conseguem ver o mundo mais colorido e alegre. Até os dias cinzentos desaparecem. O bom humor se faz presente e o otimismo se torna mais forte. todos os problemas parecem menores e tudo se torna mais leve.

A real
mudança acontece internamente. O amor tem força extraordinária; não há ninguém imune à sua ação. Quando ele se manifesta, salva vidas, alimenta outras e tem o poder de transformar pessoas tidas como más em renovadas criaturas.O amor sempre esteve presente em toda a história da humanidade como propulsor de grandes transformações, deixando verdadeiras lições de vida que foram passadas de geração em geração no decorrer de toda a nossa existência. Ensinamentos que nos trouxeram sabedoria e conquistas, sobretudo nas relações, possibilitando a proximidade entre os povos e a valorização do ser humano.

O amor puro e verdadeiro não admite a corrupção, a mentira, a banalização da vida, nem a venda ou troca de
interesses. Para amar deve-se buscar o oposto, mostrar que a essência do viver pulsa, que há esperança. O amor é a chave para a felicidade com a simplicidade, a caridade e a compaixão que podem refletir uma vida plena e a tão sonhada paz de espírito.Estamos acostumados a viver em um mundo em que as pessoas agem na expectativa de reciprocidade. E a ação traz uma reação. Infelizmente, não se encontra sabor em relações desinteressadas. Quando uma pessoa se abre para o amor verdadeiro, ela passa a enxergar o outro como um irmão. Não vê diferenças. Os preconceitos se quebram e o que prevalece é a vontade de compreender aquela realidade e poder oferecer a si como ferramenta para melhorar o que nela for preciso. E o mais importante: sem esperar nada em troca, não precisa de reciprocidade.

Quando se exercita o amor, aprende-se a viver com mais tolerância, bondade. perdão e humildade. É possível até
mesmo vencer os próprios limites e fazer disso uma lição de vida para outros, como diz o hino da caridade:
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar
e conheça todos os mistérios e toda a ciência;
ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes,
se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres

e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado,

se não tiver amor, nada disso me aproveitará.


O amor é paciente, é benigno;
o amor não arde em ciúmes,
não se ufana, não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente,
não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba...

6 comentários:

  1. Blog maravilhoso!!!Adorei encontramos tudo que queremos sobre mitologia...Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Vento, ventania..."Me leve sem destino"...Numa brisa de Zéfiro ameno...

    ResponderExcluir
  3. Vento, ventania..."Me leve sem destino"...Numa brisa de Zéfiro ameno...

    ResponderExcluir
  4. Qual sentido de mencionar uma passagem bíblica em um texto da mitologia grega. Achei legal pra caramba o início, mas depois ficou bem chato e repetitivo por só falar de "amor". Mas já ajudou bastante.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares