quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

As antusas e o girassol, um amor não correspondido

As antusas ou anthousai em grego, eram as ninfas das flores e dos lugares floridos. A mais importante delas era Clóris - a verde, identificada pelos romanos como a deusa das flores e da vegetação, Flora.
 
Ela era esposa de Zéfiro - o Vento Oeste -  e mãe de Carpo - o Fruto. Reinava sobre os Campos Elísios ou as Ilhas dos Bem-Aventurados, o paraíso no Ocidente, além do Oceano destinado aos heróis da mitologia grega após a morte. As outras ninfas das flores eram: Iante, a ninfa das violetas - Rodeia, ninfa das rosas - Liríope, ninfa dos lírios.

Clítia ou Clítie era a ninfa do girassol e amava Helius, o deus Sol.
Quando ele a abandonou pelo amor de Leucotéia, devido ao sofrimento Clítia começou a definhar. Ficava durante todo o dia sentada no chão frio com sua tranças desatadas sob os ombros. Passavam-se os dias sem que ela comesse ou bebesse, alimentando-se apenas das próprias lágrimas.
 
Durante o dia contemplava o Sol desde o nascente ao poente. Era a única coisa que via e seu rosto estava sempre voltado para ele. À noite, curvava-se para chorar. Por fim, seus pés criaram raízes no chão e o rosto transfigurou-se em uma flor, que passou a se mover sobre o caule sempre acompanhando o sol. Assim nasceu o heliótropo ou o girassol...
******************

Você pode amar uma pessoa e não ser correspondido. Essa é uma verdade cruel, mas é uma realidade. Mas também outra pessoa pode te amar e você não corresponder. A vida é cheia de desencontros. O ideal seria dar valor e gostar de quem realmente gosta de você. Muitas pessoas infelizmente se apaixonam por pessoas que não correspondem o seu amor, pior quando tem um sentimento por alguém comprometido, por alguém da família ou mesmo pelo namorado da irmã. Enfim, há coisas constrangedoras que tornam o amor proibido e impossível de se tornar real.

É uma situação difícil e a solução não é fácil e nem simples, porém é preciso agir também com a razão. Mesmo que seja muito dolorido, é preciso fazer algo a respeito. Se você ama alguém e sabe que não há qualquer possibilidade, procure conhecer novas pessoas, sair mais com os amigos, falar deste assunto com alguém de sua confiança ou a um terapeuta. Depois tente evitar de pensar nisso e comece a viver sua vida. Ficar sofrendo em silêncio ou mesmo procurar a solidão, não são atitudes inteligentes.

O sol passa todos os dias e segue seu curso, vivendo a sua própria vida, enquanto a ninfa Clitia permanece enraizada no mesmo lugar perdendo oportunidades de viver. Por isso, esteja junto de seus parentes e amigos, sorria, divirta-se, pois mesmo que você sofra por alguém, esse alguém estará sempre sorrindo e divertindo, e não está nem um pouco preocupado com você...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares