quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Io e Zeus, a força da determinação

 

Io era uma jovem princesa e sacerdotisa de Hera por quem Zeus alimentava uma secreta paixão. Para seduzí-la, Zeus cobriu o mundo com um manto de nuvens escuras na tentativa de esconder seus atos da visão de sua esposa Hera. Na vã tentativa de iludir sua esposa ciumenta, Zeus transformou a amante em uma belíssima novilha branca.

Intrigada pelo interesse e atenção que o marido dedicava ao animal,
Hera exigiu a novilha para si e colocou-a sob a guarda do gigante Argos Panoptes que tinha cem olhos e nunca dormia. Mas Zeus encarregou Hermes de libertar sua amada. O mensageiro dos deuses conseguiu fazer dormir e matar o monstro libertando Io de seu cativeiro. Hera recolheu os olhos de seu servo e os colocou na cauda do pavão, animal consagrado a ela.

Io se livrou do
cativeiro mas não se livrou de Hera. Io perambulou de Micenas até a Trácia, sendo as praias por onde ela percorridas chamadas de Mar Iônio. Ao chegar ao Monte Cáucaso encontrou Prometeu acorrentado em uma rocha. Ele profetizou que Io teria sua forma humana restaurada quando chegasse ao Egito e onde teria um filho.

Quando Io chegou às margens do Nilo a previsão se concretizou: ela recuperou a forma humana e nasceu Épafo. Hera
tentou roubar-lhe o filho, mas Io o protegeu e reinou sobre o Egito sob o nome de Isis ao se casar com Telégono. Sua coroa tinha dois pequenos chifres de ouro, lembranças de sua transformação.

***************************

O mito de Io está relacionado à determinação, ao caminhar sem se deter, em busca de um ideal ou de uma transformação. Lentamente por sua densidade, Io percorreu grande distância para chegar ao Egito. Assim também predomina o nosso espírito de determinação, onde podemos chegar a um ponto onde iremos encontrar abundância e segurança. Mas para isso é necessário ter a força, o ímpeto, a ousadia e a franqueza.

A franqueza define, delineia e fortalece as
pessoas. Assim como Io, as experiências pelas quais passamos durante a nossa vida, devem servir para buscarmos novas formas de viver, que nos transformarão em seres mais humanos. E também para aprendermos que, a melhor maneira de lidar com os problemas, é sempre enfrentando-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares