segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dâmocles




Dionisio era um monarca de Siracusa, a cidade mais rica da Sicília. Ele vivia num palácio cheio de requinte e luxo, atendido por criados que lhe satisfazia todas as vontades. Naturalmente por ser rico e poderoso, muitos invejavam sua sorte. Dâmocles, um de seus amigos, frequentemente falava da sorte de Dionisio. Vendo que o monarca usufruía de tanta mordomia, supunha Dâmocles que Dionisio era o homem mais feliz do mundo.

Percebendo a inveja do amigo, o monarca propôs que o amigo ocupasse seu lugar por um dia, podendo usufruir totalmente de tudo o que lhe era oferecido. Logo o amigo pensou como seria maravilhoso ter toda aquela riqueza e desfrutar de todos os prazeres, sem se preocupar com nada. E assim, Dionísio lhe entregou o trono por um dia.

No dia seguinte Dâmocles chegou ao palácio onde criados colocaram-lhe a corôa de ouro sobre a cabeça. Ele sentou-se à mesa de banquetes e logo foi servido com uma maravilhosa refeição, vinhos, frutos, doces e tudo o que desejasse. Lindas flores, música e perfumes preenchiam os espaços. A princípio Dâmocles se sentiu feliz, até que recostou nas almofadas e olhou para cima.

Seu rosto tornou-se pálido, suas mãos estremeceram e o sorriso fugiu-lhe dos lábios. Esqueceu-se da comida, do vinho, da música e só olhava para uma espada presa por um único fio que pendia sobre sua cabeça. A lâmina brilhava e seu único desejo era sair logo dali. Quis se levantar, mas teve receio de que seu movimento fizesse a espada cair. Apavorado perguntou ao rei se ele tinha visto o eminente perigo daquela espada e o rei Dionísio respondeu:

- É claro que vejo-a todos os dias. Está sempre pendendo sobre minha cabeça e há sempre a possibilidade de alguém ou alguma coisa partir o fio. Um dos meus conselheiros pode ficar enciumado do meu poder e tentar me matar. As pessoas podem espalhar mentiras a meu respeito para jogar o povo contra mim. Pode ser que um reino vizinho envie um exército para tomar-me o trono. Posso tomar uma decisão errônea que leve à minha derrocada.

Cada um sabe das delícias e das amarguras, de ter o que tem; de ser o que é.
Quem quer ser um líder precisa estar disposto a aceitar esses riscos.
Eles vêm junto com o poder.

15 comentários:

  1. Citado no livro "A culpa é das estrelas" de John Green. Lendo e aprendendo...

    ResponderExcluir
  2. Tambem vim procurar sobre a espada de Dâmocles depois que li no livro "A culpa é das estrelas"
    Obrigada por esclarecer de uma forma simples.

    ResponderExcluir
  3. Pesquisando de ouvir "Sword of Damocles" do Judas Priest. . .
    :D

    ResponderExcluir
  4. Pesquisei depois de ouvir Damocles da banda Fightstar! Show!

    ResponderExcluir
  5. jogando ryse vim pesquisar sobre damocles, muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Também citado no livro "Por que Tarda o Pleno Avivamento" de Leonard Havenhil. Obrigado pelo comentário com clarividência neste site.

    ResponderExcluir
  7. Também citado no livro "Por que Tarda o Pleno Avivamento" de Leonard Havenhil. Obrigado pelo comentário com clarividência neste site.

    ResponderExcluir
  8. Vim pesquisar sobre Dâmocles por causa do livro "O sucesso ainda é ser feliz" de Roberto Shinyashiki

    ResponderExcluir
  9. Bem...estou lendo "A PACIENTE SILENCIOSA".

    ResponderExcluir
  10. Fragmentos e referências presentes na música "Dom de iludir - Caetano Veloso"; no livro Antifrágil de Nassim N. Taleb e no lema do Tio Ben (SpiderMan) - Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

    ResponderExcluir
  11. Grata pela apresentação, inicialmente.

    Pesquisa a partir Canal no You Tube do Bruno Perini - Você MAIS Rico - comentando sobre o Livro: Antifrágil - Nassim n. Taleb...


    ResponderExcluir
  12. É sempre bom adquirir mais conhecimentos. Sempre haverá algo para aprender. Ninguém nunca poderá dizer já sei tudo.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares