segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Constelação de Orion



Na ilha de Delos, Órion caçava em companhia de Ártemis, mas Apolo seu irmão, não aprovava o romance. Um dia Apolo mandou o Escorpião Celestial matar Órion. Quando o caçador percebeu que não conseguiria vencer o monstro, se jogou no mar e saiu nadando, armado de uma espada e de sua clava, acompanhado por Sírius, seu cão, que faz parte da constelação Cão Maior.

Imediatamente, Apolo foi à casa de sua irmã, e a desafiou a acertar uma pequena e distante mancha no mar. Ártemis era eximia atiradora e acertou o ponto no mar. Quando as ondas chegaram à praia, trouxeram o corpo de Orion. Inconsolável, Ártemis o transformou em uma constelação.


Na Grécia, quando a constelação de Órion se põe a oeste no mar, o Escorpião surge no leste, repetindo diariamente o momento em que Órion encontra o monstro e se joga no mar. Orion se tornou uma das constelações mais bonitas do firmamento, e para que Ártemis não o perdesse nos céus, ele levou em seu cinturão as estrelas Mintaka, Alnilan e Alnitaka, conhecidas popularmente por "Três Marias".





A constelação de Orion faz parte dos segredos das Pirâmides do Egito. A conclusão é que as lendas egípcias apontam para a localização do mundo dos mortos no céu, numa constelação, e que as pirâmides representariam as suas estrelas mais importantes. A melhor evidência da teoria do culto de Órion é a comparação das três maiores pirâmides de Gizé com o chamado cinturão de Órion, conhecidas em nossa cultura como as "Três Marias". Osíris tinha como representação a constelação Sah, que de acordo com pesquisadores seria a de Órion. Sendo assim, as pirâmides foram posicionadas como uma imitação da constelação na Terra. Na constelação de Orion também estão as estrelas mais brilhantes do céu:
  • Betelgeuse (o portal da casa de Deus) a 28°52' de Gêmeos;
  • Rigel (o pé esquerdo de Orion) a 16°57' de Gêmeos
  • Bellatrix a 21°04' de Gêmeos
  • Saiph (espada do gigante - em árabe).

3 comentários:

  1. www.youtube.com/watch?v=uJrDp9ntj6M
    este vídeo está relacionado com o tema

    ResponderExcluir
  2. Escrevi um romance de ficção no qual viajantes no tempo vindo de Orion vieram para a terra para salvar o planeta.meu blog é livromaquinadossonhos.blogspot.com amei as lendas e amo tudo que se refere à constelação de Orion.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares