sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Prometeu



Prometeu era um titã filho de Jápeto e Climene, e irmão de Menécio, Atlas e Epimeteu. Prometeu era o mais jovem e tinha o dom da profecia. Desde pequeno era criativo e inteligente e usava este dom para comunicar-se com os deuses e compreendia a essência de todas as coisas do universo.

Foi atribuido a Prometeu e a seu irmão Epimeteu, a criação da raça humana e dos animais. Feitos de barro de terra e água, a criação humana recebia de Prometeu o sopro divino com o ar. Prometeu "o que pensa antes"; Epimeteu "o que pensa depois".

Quando Zeus se tornou o deus de deuses, se impôs aos homens, fazendo valer sua supremacia divina, e o fogo, simbolo do espírito criador, pertencia somente aos deuses. Prometeu, compadecido dos homens, sua criação, resolveu roubar uma faísca do fogo do Olimpo para oferecer aos homens, que assim poderiam cozinhar, aquecer-se e criar armas.




Enfurecido, Zeus planejou vingar-se, e mandou criar uma jovem muito bela feita de argila, chamada Pandora, dando-lhe uma caixa lacrada contendo as piores características dos deuses, entre eles, os dons negativos de Hermes, a perfídia e os discursos enganadores. Embora alertado por Prometeu, seu irmão se apaixonou pela jovem e a levou para junto dos homens.

Curioso, Epimeteu pediu a Pandora para abrir a caixa e imediatamente libertou todos os males que afligiriam aos homens; a violência, a miséria, as doenças e todos os males do mundo. Zeus ainda resolveu exterminar a humanidade, fazendo ocorrer um dilúvio durante quarenta dias e quarenta noites. Quando baixaram as águas, ainda restavam alguns seres humanos vivos.

Prometeu e seu filho Deucalião, recolheu os animais e os homens sobreviventes para repovoar a terra. Mas para garantir a paz no mundo e nos céus, Zeus mandou prender Prometeu em um rochedo onde, todos os dias, uma águia vinha bicar-lhe o fígado. Como ele era imortal, a cada dia a ferida cicatrizava até que a águia retornava para novamente feri-lo.

Zeus estava apaixonado por Tétis e Prometeu profetizou que se ele tivesse um filho com Tétis, estaria criando o Deus supremo do universo que o destronaria. Zeus agradecido por tê-lo alertado, libertou Prometeu e o levou para o Olimpo, afastando-o para sempre dos homens.

**********************

O mito de Prometeu caracteriza o signo de Aquário, e todo sofrimento e inspiração de Prometeu fazem parte do mito aquariano. Assim como Prometeu, os aquarianos são idealistas, justos e lutam para proteger os fracos e oprimidos e para defender direitos iguais entre os homens, mesmo que tenha que enfrentar o poder.

São rebeldes, não se submetem às ordens superiores, são nobres, brilhantes, amantes do conhecimento e da ciência. Apreciam as invenções e novidades tecnológicas, possuem uma mente prodigiosa e avançada, estando à frente do seu tempo. Seu espírito curioso precisa constantemente de estímulos. São românticos, acreditam no potencial humano, embora sejam instáveis emocionalmente e anarquistas.

19 comentários:

  1. Quais sao as caracteristicas de PROMETEU????

    ResponderExcluir
  2. Qual é o significado do castigo de Zeus

    ResponderExcluir
  3. Qual é o significado do castigo de Zeus

    ResponderExcluir
  4. Quais características apesar de serem imortais.Quais características humanas você identifica na ação dos deuses no mito de Prometeu e Pandora ?
    ??????????????????
    eu preciso sabe é pesquisa ;-; preciso entregar no dia


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As características sao:
      Penis grande e grosso!
      Faziam as mulheres voar no ato sexual!
      Como eram imortais fodiam todos os dias!
      E no banho batiam punheta para deixar a cabeça inchada!
      Tinham bolor no cabelo!
      Espero ter ajudado :D

      Excluir
    2. rapaz, que fertilidade essa cabeça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Seu grande significado está relacionado com a condição humana e a criação da cultura . Questão da UFBE
    Assunto de vestibular!

    ResponderExcluir
  6. esse texto possui muitas falhas, a quem for fazer um trabalho acadêmico, desconsidere.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares