sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ganimedes - O mito do signo de Aquário





Ganimedes, o mais belo dos mortais, cuidava do rebanho de seu pai quando Zeus vendo-o se apaixona por sua beleza. Zeus transforma-se numa águia e o rapta, levando-o para o Olimpo, a morada dos deuses. Ganimedes passa a servir o néctar divino, o garçom dos deuses, e a água para os homens, o zelador da água potável. Por isso Ganimedes porta uma ânfora e tem uma função social.

Ganimedes é filho de Trós, rei de Tróia, um príncipe herdeiro do trono, assim como o seu irmão, Ilo. Para aplacar a dor de Trós, Zeus oferece uma parreira de ouro e dois cavalos, em troca de Ganimedes. Pelo poder de Zeus, o mortal mais belo torna-se um deus imortal, assim, Ganimedes é o protegido que recebe o apoio do deus dos deuses, para também se tornar um deus.

O Aguadeiro Celeste também é visto como um deus do amor homossexual – transgressor por natureza por romper com a lógica da procriação da espécie – assim como do amor do mais velho ao mais novo. Aquário é a afirmação da pulsão masculina, entre homens, para os homens, por causa dos homens. O feminino não se cria, afinal, Ganimedes liberta Zeus da obrigação da sua função procriadora; o relacionamento sem obrigações, sem contratos. Com Ganimedes, Zeus experimenta outro amor, além da natureza, além do corpo, além da genética, muito além da obrigação de fertilizar o mundo com o gen da divindade.

*****************

Aquário é o impulso civilizatório, a fecundação in vitro, a transição política – para o bem estar da comunidade e também a relação do menino com o homem já feito, a quebra da convenção hierárquica, social e familiar que tanto se atribui a Aquário. O Deus do Olimpo na forma de águia, uma ave de rapina, simboliza a visão de longo alcance.

21 comentários:

  1. Kkkkkkkkkk Deus da homossexualidade? Qual é a vantagem disso? Tô fora! !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a versão de Prometeu. Bem bacana! Essa do Ganimedes nos fala da jovialidade e da beleza livre dos aquarianos. A de Prometeu nos fala de sua sabedoria, inteligência e futurismo.

      Excluir
  2. A propósito, ler em "O Elo Distenso", de Daphne Du Maurier (Itatiaia, 1962), o conto "Ganimedes".

    ResponderExcluir
  3. Ganimedes, na mitologia grega, com a ânfora, marca os nascidos em Aquário, sendo precursores do impulso civilizatório, inovações e, porque não, invenções.
    Relato de escol.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Também temos outra versão que é a de Prometeu. Bem mais interessante! E aquarianos envelhecem espiritualmente mais tarde! Tem pensamento jovem e livre de preceitos após envelhecer. Podem ser conservadores tb, pois adoram ser do contra! Mas no geral não o são! Jamais infantis como vc sugere no comentário rsrs... ao contrário, aquarianos são considerados inteligentes, racionais e bem a frente de seu tempo. Nada de imaturos! É por isso o simbolismo de não envelhecer.

    ResponderExcluir
  5. PQP! GAY PRA CARALHO!!! ISSO SIGNIFICA QUE O AQUÁRIO É O CARA QUE COMEU O C. DE ZEUS!!!😄😄😄😄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Nssa relação de pederastia é o garoto o passivo. Zeus é quem penetra.

      Excluir
  6. Meu Deus quanta ignorância, o amor de Zeus não é carnal, ele vê em Ganimedes a si mesmo como expressão divina, o homem que se tornou super-homem e alcançou a dádiva de viver nos dois mundos.
    Dizer que ele é homossexual é não compreender nada de mitologia, tentar utilizar um mito sagrado para comprovar algo puramente humano, é muita infantilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-se, mais apropriadamente, muita estupidez!

      Excluir
    2. Nada disso! É uma relação pederástica entre um eromenos, Ganímedes e seu erastes, Zeus. O prazer grego leva ao divino, porque a beleza do corpo masculino, para os gregos, é beleza dos deuses. Mas a relação carnal está imbuída de qualquer forma.

      Excluir
    3. Assim como negar isso como se fosse algo ofensivo ou inferior é também ignorancia... Afinal como afirmar que o deus dos deuses da Grécia antiga se relacionava com homens tambem... porque é possível enxergar validade (inclusive carnal, simbolica, romantica...etc)na relação de Zeus com mulheres (Hera inclusa) e não com Gamimedes? É justamente por essas e outras que aquário simboliza a transgressão, ganimedes e zeus terem uma paixão definida como homossexual é o símbolo de maior transgressão e quebra de paradigmas do pensamento mesquinho humano que perdura até hoje INCLUSIVE HOJE (já que na Grécia antiga homens realmente se relacionavam entre si e era bem carnal)... Negar isso, é que significa nao compreender mitologia... mitologia é arquétipo personificado, ninguem que desconsidera relações homossexuais propagaria uma historia em que seu maior deus declara amor por outro homem se nao visse isso como natural...

      Excluir
  7. A QUEBRA DE REGRA É ACEITÁVEL NA INTERPRETAÇÃO, ISSO MOSTRA QUE O INTELECTO NECESSITA SER PROPORCIONAL EM SUA MATURIDADE SE IGUALANDO OU MESMO SUPERANDO A FORÇA BRUTA A IMPOSIÇÃO PRESUNÇOSA. AS LEIS SÃO AS VERDADEIRAS AUTORIDADES E NÃO AS CRIATURAS. MAS TAMBÉM AS LEIS DEVEM SERVIR A CRIATURA, PELA IGUALDADE HUMANA E NÃO A LEI SER MAIOR QUE PRÓPRIA CRIATURA.

    ResponderExcluir
  8. Possuidor de inteligência inigualável e carisma deve ter tido grande privilégio entre os deuses deve ter sido um presente para a humanidade.

    ResponderExcluir
  9. Não acredito que por ser um deus não se enquadra os princípios humanos de homem e mulher deuses não tem gênero embora deuses gregos tivessem franqueza humanas ainda era energia eterna

    ResponderExcluir
  10. Em Adler, Freud e em Levi-Strauss vamos ter que se trata de uma relação de poder, dominação, subjugação. O divino então possui o humano porque ele se destaca… e o leva para servir a ele e aos seus pares… do que sobra, se dá aos inferiores mortais… além da águia como um arquétipo de poder, usado pelos altos escalões… não um cisne (beleza e transformação) ou outros que usava com as mulheres, realçando que a Anima deve ser contida-possuída mas com alguma (aparente) gentileza. Que é como a razão se põe sobre a emoção: diminuindo sua importância mas fingindo que ela é mais frágil ao mesmo tempo que a absorve… Quanto aos modos gregos, não mudou que homens em crise de meia idade (vamos para Jung) buscam revitalizar-se com companhias jovens… era assim e continua sendo… tanto que casavam com moças jovens para procriar porque eram vistas como mais férteis e capazes de sobreviver ao parto (força vital). Antes de ser carnal, é um fato psicológico.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares