sábado, 24 de julho de 2010

Zeus, o mito do signo de capricórnio




Zeus era filho do Titã Cronos e Réia. Cronos engolia os filhos ao nascer, e quando nasceu Zeus, temendo por seu destino, Réia o entregou a Gaia para criá-lo. A cabra Amaltéia se tornou a sua ama de leite e o instruiu que usasse sua pele indestrutível quando fosse enfrentar seu pai e levasse seus chifres que iriam alimentá-lo. Amaltéia se entregou à morte para dar a Zeus sua pele e seus chifres.

Quando cresceu, Zeus partiu levando consigo as instruções de Amaltéia. Deu a seu pai uma poção que o fêz vomitar todos os filhos engolidos. Assim Zeus fêz renascer seus irmãos e assumiu o poder se tornando o rei dos deuses, criador do mundo e soberano dos homens, criando uma nova hierarquia de deuses. Agradecidos pela lição de responsabilidade e generosidade de Amaltéia, os deuses a transformaram na constelação de capricórnio.


********************


Zeus representa a experiência da paternidade, o pai interior que incorpora nossos ideais espirituais, nossos códigos de ética e nossa auto-suficiência que nos faz sobreviver. É a nossa ambição que nos impulsiona e sugere a disciplina e antevisão que precisamos para atingir nossos objetivos. É o princípio paternalista dentro de cada um de nós que nos dá o auto-respeito, pois é exatamente esse aspecto da personalidade que nos faz saber escolher ou estabelecer um princípio para aceitar os desafios da vida.

Zeus era piedoso, protetor e complacente mas se tornava vingativo quando suas leis eram desafiadas. Assim Zeus mostra sua inflexibilidade e autoridade excessiva. Para se relacionar com esse pai interior, existente em todos nós, é necessário lidar com nosso potencial, com nossa capacidade de planejar e concretizar. Ser dominado pelo pai interior é ser inflexível, dominado por crenças que se transformam em arrogância.

Assim como Zeus, temos de abrir mão de certos preceitos ou normas para inaugurar novos padrões, caso contrário podemos sucumbir à tirania do mundo exterior. Mas também temos de nos ater aos princípios morais e éticos para não nos tornarmos meros joguetes do destino, ou colocar a culpa em outros pelos nossos fracassos. 


19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. fantástico como relata a estória!

    ResponderExcluir
  3. Sou de certa forma ligado ao misticismo tento lutar contra mais acabo vencido por me fascinar esse assunto rico e misterioso. Fico a pensar; Até onde pode ser simplesmente um conto imaginário? Deve haver uma brecha onde por um atalho nos deparamos com a verdade viva e tão palpável quanto se pode ser e ver.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adoro mitologia e suas inigmatica historias... Viajo ao me deparar com os mitos...

    ResponderExcluir
  6. Linda a história! Baby beef com repolho é essencial mesmo ;)

    ResponderExcluir
  7. Ameei , sou capricorniana
    tenho uma personalidade parecida com a de Zeus com por exemplo Zeuse tornava vingativo quando as suas leis eram desafiadas

    ResponderExcluir
  8. Amaltéia é uma ninfa, não uma cabra.
    Amaltéia tinha uma cabra. São duas coisas bem diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou então Almateia era uma ninfa cabra , pois as ninfas tem o poder de se transformar em humanas e em animais , geralmente eram animais então ninfa e cabra era a mesma coisa

      Excluir
    2. A cabra se chamava Aix, não que ela pertencesse a Amaltéia (algumas versões dizem que sim), pois a cabra foi levada para Creta por Gaia, para que seus filhos, os cíclopes, não a vissem tremenda era sua aparência. Já Amaltéia foi a ninfa a quem Zeus foi entregue.

      Excluir
  9. Gosto muito de estudar e pesquisar sobre o assunto. Capricórnio ♑ Fui presenteado pelo Universo"Deuses"

    ResponderExcluir
  10. Que sorte a minha ser de Capricórnio ❤️

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares