sábado, 24 de julho de 2010

Ares e Afrodite





Ares, deus da guerra, foi concebido por Hera sem a semente masculina. Alegrava-se com a luta e junto com seus dois filhos, Deimos - o espanto e Phobos - o terror, estavam sempre em batalhas. Ares era oposto a Atena, a divindade guerreira representada pela estratégia e coragem refletida, enquanto Ares amava o calor da batalha e exultava em derrotar o inimigo. Ares sempre foi repelido pelos deuses pois estava sempre associado aos conflitos e guerras sangrentas, usando sua força bruta e sem refinamento.

Afrodite era casada com Hefesto, irmão de Ares, um deus ferreiro, doente e deformado. Porém, impressionada pelo vigor do jovem guerreiro, correspondia aos encantos de Ares. Hefesto descobriu o adultério e planejou uma terrível vingança. Em segredo forjou uma rede muito fina, quase invisível, porém muito forte que não podia ser destruída, e pendurou-a sobre o leito.

Quando Ares e Afrodite adormeceram, Hefesto soltou a rede sobre ambos e chamou todos os deuses para testemunhar o adultério. A paixão de Ares jamais foi suplantada pela vergonha. Tempos depois nasceu Harmonia, estabelecendo uma ligação equilibrada entre o amor e a paixão.


**************************


Ares é a imagem dos instintos guiados pela vontade do consciente. Ares, nascido sem o pai, representa a competição do ser humano, sem o arquétipo do pai, para lhe oferecer um código de ética ou uma visão adequada da situação. Porém, sua vontade e coragem são imensuráveis necessária à personalidade humana, pois apenas a visão espiritual não garante a sobrevivência num mundo competitivo.

Após o conflito como resultado de suas escolhas, aprende-se que com a utilização dos ímpetos irrefletidos deverá assumir as consequências de seus atos. Na mitologia, Ares sempre estava envolvido num conflito ou numa disputa. Apesar das humilhações e da derrota, ele conseguiu a serenidade, através da harmonia, conduzida com criatividade e firmeza.

Ares simboliza a luta necessária e, embora haja o comprometimento espiritual, os impulsos existem. Podem ser suprimidos a nivel inconsciente, mas surgirão mais tarde na forma de problemas ou então projetados nos outros que descarregarão sua agressividade sobre nós. Quando conseguimos enfrentar o desafio de Ares, podemos conter e direcionar essa força para nos desenvolvermos com maturidade.

15 comentários:

  1. Obg me ajudou muitooo na minha lição de escola

    ResponderExcluir
  2. Gostei,esses elementos dá mitologia palpitam em meu ser.

    ResponderExcluir
  3. nao pretsta
    uma porcaria vai encontrar emprego bicha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPONDO POR QUEM POSTOU O SITE, POIS NÃO É MEU: EM PRIMEIRO LUGAR, "UNKNOWN" DE 7/03/2018, VOCÊ É UM IGNORANTE DE PAI E MÃE. EM SEGUNDO LUGAR, SE TEM EMPREGO, CUIDADO PARA NÃO PERDÊ-LO DEFINITIVAMENTE. EM TERCEIRO LUGAR, QUEM CHAMA OUTRO DE "BICHA", COM ABSOLUTA CERTEZA TEM EM SEU SUBCONSCIENTE A VONTADE IMENSA DE SER BICHA. COÇA O SEU TRASEIRO?

      Excluir
    2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  4. Respostas
    1. Depois de Zeus ter tido Atena ( não , ele n ficou grávido , ela é literalmente a cabeça de zeus ) , sem precisar que Hera a concebe-se , a mesma ficou brava pois aquilo significava que seu marido não precisava dela para ter filhos .

      Então a mesma decidiu ter seu próprio '' filho '' . Mas diferente de zeus , ela não teve a partir de uma parte de seu corpo ou algo do tipo . Mas , sim , pegou uma planta/flor especial e colocou sua energia ali . Se algo do que eu disse tiver errado , desculpe , mas é a única coisa que lembro nesse momento .

      Excluir
    2. Ares é especificamente o filho de Hera , não tem um pai . Assim como Atena é apenas a filha de Zeus , hera não é sua mãe .

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ares e Afrodite também são pais de Eros (Cupido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns dizem que não, pois como pode do amor e da guerra nascer amor?
      Mas eu acredito que sim, visto que Ares e Afrodite tiveram Harmonia, que também nasceu da Guerra e do Amor.

      Excluir
  7. Amor e guerra estabelecem um equilíbrio, tanto que se for prestar atenção, onde tem "raiva" tem "amor", então Eros pode ter vindo dos dois sim

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares