quinta-feira, 23 de maio de 2019

Tykhe, deusa da boa sorte





Nos antigos cultos gregos, Tykhe ou Tique era a divindade tutelar responsável pela sorte de uma cidade. Considerada como uma das deusas do destino, ela era uma das Oceanides, filha de Oceanus e Tétis. Sua equivalente na mitologia romana era a Fortuna - a boa sorte.

Às vezes representada segurando um leme, foi concebida como a divindade que guiava e conduzia os assuntos do mundo. Sempre com os olhos vendados, Tykhe não fazia qualquer distinção entre as pessoas. Assim a boa ou má sorte não dependia do merecimento, mas de quem procurava estar sempre ao seu lado.

Durante o período helenístico, cada cidade venerava sua própria versão de Tycke. Uma delas portava uma coroa em formato das muralhas que protegiam a cidade. Entre os muitos templos dedicados a ela, em Alexandria existia o Tykhaeon - Templo de Tykhe, que foi um dos mais magníficos de todo o mundo helenístico.

Era considerada como protetora, mas também como aquela que poderia punir a soberba de uma cidade, sendo relacionada com os reveses inexplicáveis que aconteciam. A eficácia de seu caprichoso poder alcançou respeitabilidade até mesmo nos círculos filosóficos da época, embora entre os poetas fosse insultada por sua ação nas mudanças imprevisíveis da fortuna...


*********


O mito de Tykhe nos remete à definição: o que é a sorte? Depende de quem a interpreta. Segundo o dicionário clássico: "sorte é uma força imprevisível e incontrolável, que modela eventos de forma favorável ou não". 

Já o autor Max Gunther a define como "um evento aparentemente fora de nosso controle, que influencia nossa vida". Nesse contexto, sorte seria um quase-sinônimo de destino. 

Todo mundo tem sorte e azar na vida, mas isso não acontece por acaso. Na verdade, sorte e destino é uma mistura de matemática, psicologia, atitude diante das coisas e principalmente, sabedoria para fazer escolhas melhores e atrair mais oportunidades na vida – em especial aquelas que são geradas por uma sequência de acasos e parecem cair do céu. 

Sorte pode depender do acaso, mas você pode influenciar esse acaso a seu favor: basta encontrar alguma lógica naquilo que parece aleatório. É mais fácil do que parece, mesmo porque o ser humano já vem fazendo isso há muito tempo. 

Isso pode ser visto na questão do clima. Num dia chove, no outro faz sol. Essa alternância não tinha nenhum sentido para os homens das cavernas. Aos poucos, nossos antepassados foram decifrando a lógica  do tempo.  

Sorte: questão de probabilidades...

A humanidade inventou o primeiro calendário e a partir daí percebeu que existiam anos, meses e estações, assim como as épocas em que a probabilidade de chover ou fazer sol era maior ou menor. 

Sabendo a melhor época do ano para plantar e colher, o homem se tornou capaz de produzir a própria comida. Calculando as probabilidades, o homem começou a explora-las e assim manter o controle da própria sorte. 

Claro, sempre acontecerão coisas que parecem aleatórias. Imagine que a sorte são bolinhas caindo do céu. Você não sabe quando elas vão cair nem de que lado, mas se construir um funil bem grande, a chance de pegar as bolinhas será maior. Como construir esse funil? Reunindo o máximo possível de informações sobre cada situação e calculando as probabilidades envolvidas.

Sorte é sim, 
uma questão de comportamento...

A previsão fica melhor conforme você tem mais informações. Dessa forma você pode aumentar suas chances e arriscar. Mas o que significa arriscar, exatamente? No dia a dia, é ter a coragem de fazer algo aparentemente muito simples: se comportar como se você fosse uma pessoa de sorte. 

A sorte costuma sorrir para quem se comporta de maneira sortuda. Coisas boas acontecem para quem age com otimismo e está aberto às oportunidades. Sortudos se beneficiam de um ciclo virtuoso de sorte: eles se consideram sortudos e, a partir dessa crença, agem do jeito certo para aproveitar a sorte. 

O azarado se irrita na fila do supermercado, evita conversas com estranhos e, quando aceita trocar algumas palavras com alguém, frequentemente está preocupado com outra coisa – a ponto de não perceber que está diante do amor da sua vida ou de seu futuro empregador.

Depois de jogar fora uma oportunidade, o azarado evita passar debaixo de uma escada, uma superstição boba e vazia. Enquanto isso, o sortudo aproveita a fila para bater papo. Pesquisas comprovam que pessoas que se consideram sortudas, exibem em média 27% maior extroversão em testes de personalidade. Elas conseguem transformar encontros casuais em situações positivas. Porque sorte é, sim, uma questão de comportamento.  

Efeito borboleta

Ok, você aprendeu que é importante calcular as probabilidades das coisas – e que, para ter sorte, é fundamental se comportar como uma pessoa de sorte. Sempre existirão coisas totalmente incontroláveis, puramente dependentes do acaso. 

A ciência faz um grande esforço para dar ordem ao emaranhado de ações e reações da natureza, mas a tarefa não é simples. Se fosse, você não chegaria em casa ensopado depois de confiar na previsão furada feita pelo telejornal. 

Nem sempre os padrões identificados no passado podem ser aplicados no presente e, menos ainda, no futuro. Curiosamente, foi logo um meteorologista, o americano Edward Lorenz, o primeiro a perceber isso. 

Ele descobriu que alterações quase insignificantes poderiam mudar drasticamente o resultado final, o que chamou de Efeito Borboleta: porque algo muito pequeno, como o bater de asas de uma borboleta, poderia causar algo muito grande, como um tornado em outra parte do mundo. Esse conceito transformou o estudo do caos. 

Transforme o azar em sorte

Na vida, existem coisas que são realmente imprevisíveis e por isso impossíveis de influenciar. Nesses casos, nos resta apenas interpretar os acontecimentos de uma forma que favoreça a nossa sorte. 

Então, da próxima vez que você der de cara com um embarque encerrado, pegar uma fila, tropeçar na rua ou se deparar com algum contratempo que pareça azar, lembre-se: pode ser seu dia de sorte. 

O que interessa não é ganhar ou perder, mas o modo como encaramos os fatos. Às vezes um azar pode ser transformado em sorte. Supondo que você perdeu um voo, pode acontecer de você encontrar outra pessoa que também não conseguiu embarcar e daí surgir uma grande amizade ou um grande amor. Portanto, em qualquer caso, aja como uma pessoa de sorte. 


Busque o novo. Faça coisas diferentes. 

Com isso, sua chance de ter sorte se torna estatisticamente maior. Multiplique as chances. Só ganha na loteria quem joga. Participe mais de concursos e não dê bola para os números.

Mesmo que um concurso seja muito concorrido, não desista. Não considere sua chance pequena. Seja otimista. Acredite. Se você não acredita que vai ganhar na loteria e nem vai encontrar sua cara-metade, provavelmente não vai encontrar mesmo.  


Aceite o acaso. Não tente ser racional o tempo todo

Aceite que a vida tem coisas aleatórias. Você terá azar de vez em quando, mas, quando isso acontecer, esteja preparado. Seja positivo. Não se lamente. Ficar pensando no pneu furado não fará com que um pneu novo apareça magicamente no lugar. Seja ativo. Pense a longo prazo. Talvez você seja demitido hoje, mas poderá encontrar um trabalho melhor amanhã – oportunidade que só notou porque estava desempregado. 


Analise objetivamente a situação 
e mude sua conduta a partir disso. 

Seja sociável. Quanto mais pessoas você conhecer, maior é a chance de que alguma delas traga boas notícias – como uma oferta de trabalho. Tenha calma. Se você vive correndo, jamais terá a sorte de notar aquela pessoa especial e nem nota de R$ 50 dando sopa na calçada. Medite. Meditar ajuda a tomar boas decisões, o que é essencial à sorte. Um estudo constatou que as pessoas sortudas meditam com mais frequência... 




5 comentários:

  1. Boa tarde!

    Gostaria de saber se é você mesma que escreve os textos, pois recentemente encontrei no facebook textos desse blog em um perfil de um homem que diz ser o autor dos textos.

    Segue o link de um...

    https://www.facebook.com/search/top/?q=de%C3%AD%20nascimento%20mito%20medusa&epa=SEARCH_BOX

    ResponderExcluir
  2. Nao sou muito de comentar, mas esse post está excelente! Obrigada e tudo de bom pra ti! Ah, Por favor continue postando!😀😃

    ResponderExcluir
  3. Eu li um comentário on-line de uma jornalista norte-americana que revela como ela encontra um namorado, 4 meses depois que seu ex-namorado terminou.
    Eu envio uma mensagem de e-mail para entrar em contato com o mesmo Dr.Amiso, porque eu tenho essas poderosas intenções de que as coisas vão funcionar para mim, eu acreditava em testemunhos que são provas da vida real. Percebi que seria bom compartilhar aqui, pois sei que também inspirará outros.
    Para minha sorte, me deparei com o contato de email do Dr.Amiso em um post do blog. Hoje estou testemunhando com alegria e felicidade para o mundo ... este é um dos momentos mais alegres da minha vida. Dr. Amiso, o Grande Feitiço de Amor, Almoçou um feitiço em meu nome para recuperar meu ex-marido com seu feitiço de magia e encantamento de amor.
    Sou casado há mais de 6 anos e foi muito terrível porque meu marido estava realmente me traindo e estava procurando por um divórcio, terminamos há quatro meses e voltamos novamente depois de tanto implorar por bons presentes de amor .
    Eu amo muito meu marido. Eu não poderia ter feito nada para machucá-lo ou fazê-lo se sentir mal mais ... eu só queria que ele voltasse a me amar para sempre. hoje nós dois estamos vivendo felizes juntos. Eu o amo muito. O que quero dizer é que ele foi meu primeiro amor (pelo menos é o que parece).
    sou alegre e grato a esse grande homem. A princípio, eu estava com medo da dúvida, mas experimentei e funcionou para o meu bem. Estou certo de que isso também funcionará para você, 100% de certeza.
    contate-o através de seu e-mail pessoal via (herbalisthome01@gmail.com)
    ele tem os poderes para resolver os seguintes problemas de relacionamento;
    * Feitiços de amor Win-Back Ex-amante, seja rico e fique com você para sempre.
    * Feitiço mágico de sucesso e promoção, Ninguém mais exceto somente você.
    * Ervas e raízes tradicionais para curar câncer de mama, corpo, boca e odor / descarga viral.
    * Feitiço para aumento / redução de seios e pênis.
    * cure Stop Nightmare, Bad Dreams, & Convuction.
    * limpeza espiritual, queima de gordura e regulação de açúcar no corpo.
    * magia da fertilidade - FRUTAS DAS MULHERES, e leve seu próprio filho.
    * Livre de assassinato e seqüestro.
    * Decretando Magia, Spell Lottery e Win-Games Spell
    A internet realmente ajuda muito no fornecimento de soluções rápidas e urgentes para os problemas da vida.
    aqui está o endereço de email pessoal do Dr.Amiso; herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog. Continue. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Quer se juntar à família da verdadeira sereia bonita, você pode realmente se tornar uma sereia real em vez de comprar ou usar um conto de sereia artificial. Você pode obter um feitiço ou usar um anel que pode transformá-lo em uma sereia a qualquer momento. e-mail de contato: doctorjaspermagic@gmail.com Você pode nos explicar como quiser, nossa filha Melissa é uma sereia de verdade e temos uma enorme família de sereia de verdade.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares