sexta-feira, 29 de julho de 2011

Presente de grego



Quase dez longos anos já haviam se passado desde o início do cerco à cidade de Tróia, motivado pelo rapto de Helena - rainha de Argos, por Páris, filho de Priamo Rei de Tróia. Muitos guerreiros, tanto de Argos quanto de Tróia, já tinham perecido na guerra, inclusive alguns dos filhos do rei troiano entre eles Heitor o príncipe troiano, o maior dos heróis de Tróia e seu irmão Páris, o causador da guerra.

Na cidade sitiada havia o Paládio, uma estátua da deusa Atena que dava garantia de que Tróia não seria vencida enquanto
permanecesse em seu pedestral. No entanto, Ulisses, célebre por sua audácia e esperteza, roubou a estátua deixando os troianos preocupados com seu destino. Tanto gregos quanto troianos já se sentiam desanimados com aquela guerra: os gregos não conseguiam entrar na cidade e os troianos resistiam. Certa noite observando uma fogueira e tendo ouvido o relincho de um cavalo, Ulisses viu surgiu-lhe a ideia de construir um grande cavalo de madeira. A princípio os gregos julgaram uma ideia absurda, mas quando Ulisses explicou seus planos, todos concordaram.

Epheus era o mais hábil construtor e ambicioso pela fama, por isso foi incumbido de construir o grande cavalo sob a
promessa de teria a maior glória de toda a guerra, caso sua obra derrubasse as muralhas da invencível Tróia. Diante da promessa, Epheus foi tomado de grande euforia e interesse pela incumbência. O grande cavalo deveria ser ôco e grande o bastante para que ali coubessem muitos homens armados.

Epheus trabalhou ininterruptamente durante vários dias até concluír
sua obra que parecia algo criado pelos deuses. O imenso cavalo de madeira polida e grandes rodas, com aberturas em forma de grandes olhos, parecia um espetáculo ao mesmo tempo belo e aterrorizante. Com tantos detalhes, Ulisses já se sentia vencedor do seu grande golpe engenhosamente arquitetado.

Em Tróia, o Rei Priamo já não tinha mais esperanças de resistir aos ataques dos gregos. Inesperadamente seus guardas
vieram avisá-lo que os gregos haviam desmontado seus acampamentos e partido. Não havia nenhum movimento de guerra e nenhum grego nas imediações, exceto um grande cavalo de madeira tão perfeito que só poderia ser um presente dos deuses. Entusiasmados, os troianos sairam às ruas carregando suas taças de vinho para comemorar o grande presente e o final da guerra. Música e bebida estavam presentes dentro e fora das casas, enchendo a cidade de alegria.

Abertos os grandes portões, os troianos trouxeram o grande cavalo de madeira para dentro do reino.
Quando chegou a noite todos estavam cansados e adormeceram; muitos haviam se excedido no vinho. Foi nesse momento que os guerreiros gregos saltaram do cavalo e invadiram Tróia. Um rumor espantoso de armas e de gritos ergueu-se.

Os grupos de guerreiros invasores seguiram pelas ruas espalhando a morte e a destruição. A defesa troiana,
pega de surpresa, nada pode fazer e àqueles que não foram mortos, só restava fugir. Entre os fugitivos, estava Enéias que fugiu com seu pai, sua mulher e seu filho, orientado e protegido pela deusa Vênus, sua mãe, que lhe disse: - "Abandone esta luta inútil, não há mais nada a ser feito aqui. Tome os seus deuses e a sua família e parta daqui o quanto antes. Um destino maior lhe está reservado em outras terras"...

********************

O mito do cavalo de tróia está relacionado à expressão "Presente de grego" que significa dádiva ou oferta que traz prejuízo ou aborrecimento a quem a recebe. Não é aleatório a escolha do nome para os virus maliciosos que são enviados pela internet e que pegam de surpresa os mais incautos. O presente de grego é um dos mais indesejáveis, porque ele acaba com a alegria de qualquer pessoa tão logo percebe o malogro que lhe sucedeu.

O presente de grego está naqueles presentes que você recebe e que não tem nada a ver com você. Um dos casos são aqueles
que, apesar de fazer parte de uma cultura de final de ano que visa divertimento, nem sempre as pessoas aceitam de bom humor a brincadeira do Amigo Oculto. Muitos levam isso tão a sério que podem romper amizades e criar um clima desagradável em reuniões entre amigos, colegas de trabalho e familiares. Quem não está preparado para a brincadeira, melhor é não brincar.

Mas há outras situações. Quando você participa de sorteios em eventos genéricos ou rifas sem
saber qual será o presente, você pode acabar recebendo um presente que está muito longe de suas expectativas. Para qualquer ocasião, é melhor aprender a arte de receber presentes. O mito nos ensina: não importa o presente que você ganha; o que vale é a intenção de quem presenteia.

Mas há uma situação muito particular: é quando você espera uma oportunidade de promoção e quando finalmente
conquista um cargo de liderança, você é cumprimentado por todos, ganha um aumento de 10% do seu salário, tem uma sala exclusiva com seu nome na porta, tem seus cartões de visita personalizados, recebe um lap top, um celular, um carro da empresa e ajuda de custo, é convidado para almoçar com os diretores da empresa e junto com tudo isso você recebe uma equipe de 100 pessoas para supervisionar. Este é o seu Presente de grego, porque logo você descobrirá que:
  • Você irá receber um aumento 10% do seu salário, mas terá um aumento de 100% nas suas responsabilidades e obrigações.
  • Você receberá uma sala exclusiva com seu nome na porta, porque assim todo mundo saberá onde encontrar você quando surgir algum problema na empresa ou quando algum dos seus 100 liderados fizerem algo errado.
  • Com o tempo você perceberá que o lap top que você recebeu só serve para receber milhares de emails, muitos sem a menor objetividade e outros com reclamações, que você será obrigado a responder educadamente se comprometendo a obter uma solução.
  • O celular que lhe deram irá tocar a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive nos finais de semana, sempre lhe passando algum problema ou lhe incumbindo de mais responsabilidades.
  • Esqueça sua vida particular. Já que você tem um carro da empresa, será chamado para estar na empresa antes ou depois do expediente, além de ser incumbido de atividades extras.
  • Comandando uma equipe de 100 pessoas, com 100 diferentes problemas familiares e 10 vezes mais problemas técnicos, no final você terá 1000 problemas para resolver de uma só vez, e você terá que se virar...
Logicamente se você souber disso antes, não vai recusar o novo cargo de liderança, mas desde o início saberá a realidade que te espera. Vencer como líder é um grande passo, mas não é fácil. Talvez não seja tão perverso como descrito acima, mas é preciso estar ciente que para alcançar excelentes resultados terá de enfrentar grandes e muitos problemas. Quando sabemos com antecedência o que nos espera, podemos nos preparar e evitar sustos.

A liderança é um "Presente
de grego"? Depende. Se estiver preparado realisticamente para ela, não será... Mas se perceber que recebeu um "Presente de grego", lembre-se do conselho de Vênus: Abandone esta luta inútil, quando não houver nada que possa ser feito. Tome os seus deuses e a sua família, e parta o quanto antes. Um destino maior lhe estará reservado em outras terras...

Um comentário:

  1. Olá Lucia,
    Hoje, perto de completar 72 anos,ao acessar o seu blog através da minha pesquisa, encantei-me com a explanação referente ao Cavalo de Tróia.Voltei no tempo e lembrei-me do melhor presente que recebi de minha querida mãe: a coleção do Tesouro da Juventude. Tinha na época, 13 anos,trago ainda na memória, leituras inesquecíveis.Serei a partir de hoje, um leitor assíduo inclusive, do seu perfil. Em tempo; minha mãe era professora..., parabens pelo tema que você abraçou.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares