domingo, 26 de junho de 2011

Térsites e a imprudência das palavras



Na Guerra de Troya participaram muitos heróis, descritos como valentes, fortes e corajosos. Tersites era um exemplo do anti-herói, o oposto do herói clássico cultuado pelos gregos: forte e bonito. Tersites era o mais feio dos guerreiros na Guerra de Troya, coxo e estúpido. Além disso, Térsites contava fatos verdadeiros mas alguns ele inventava. Apesar de saber contar grandes histórias, Térsites não dominava muito bem as palavras.

Quando contestou perante o exército a decisão de Agamenon em continuar a guerra, ele falou tolamente do rei. E mesmo que suas palavras traduzissem a verdade e a opinião comum, Tersites foi açoitado diante da multidão. Machucado pelos açoites e chorando, Tersites voltou ao seu lugar sem que ninguém o tenha defendido e ainda foi cercado de risos.


Mas quando Aquiles derrotou em combate e matou a rainha amazona Pentesiléia, ao ver sua tão rara beleza e lamentar sua morte, foi ridicularizado por Térsites que sugeriu que Aquiles estava apaixonado pela falecida. Perturbado com tamanha falta de sensibilidade e de respeito, Aquiles atacou Térsites com tão grande fúria, que o matou imediatamente...


******************
O mito de Tersites se relaciona ao medo do ridículo diante dos outros, mesmo que a intenção seja verdadeira ou que a pessoa seja submetida ao ostracismo na esfera social ou em sua carreira. Sentimentos de inferioridade quanto à inteligência ou quanto a aparência física, podem pressionar a adesão junto a um grupo popular ou seguir uma determinada linha de pensamento.

Um significado literal da feia verdade, é aquela que todos querem dizer mas ninguém diz. É um forte apelo para que haja empatia e respeito ante às diferenças, enquanto incentiva que as pessoas sejam capazes de apreciar a verdade, seja ela qual for, seja de quem vier.

Térsites tem sido considerado um precursor para as suas posições contrárias à ordem estabelecida e também aquele incauto que não sabe escolher bem as palavras e nem o melhor momento para dizê-las. Muitas vezes, quando a palavra é de prata, o silêncio vale ouro...

2 comentários:

  1. Esse texto ajudou meu filho a entender o texto do livro "O Atheneu" de Raul Pompéia,muito obrigado.O personagem,Sérgio, ao ficar envergonhado se viu tão apavorado que chamou a si mesmo de Tercito.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares