sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aedos, os antigos poetas






Antes da invenção do alfabeto, os antigos gregos acreditavam que as Musas davam aos poetas o dom de desencantar as palavras: eram os Aedos. Eles compunham canções ao som da lira e conseguiam transmitir os segredos das palavras através da poesia. Os poemas eram compostos e cantados pelos Aedos e quando as canções passaram a ser escritas, os Aedos desapareceram.

O Aedo não era vidente, mas inspirado pelas Musas. Capaz de alcançar a verdade, ele rompia a limitação do tempo, pois
sua palavra resgatava as verdades do passado e as tornava presentes na sua narrativa que cumpria a função de perpetuar os mitos. Diferente do vidente, que tudo sabia sobre passado, presente e futuro, o poeta usava a recordação sob orientação da deusa Mnemósine (a Memória), mãe das Musas.

A Memória resgatava acontecimentos esquecidos e os
revelava às Musas, que transmitiam aos Aedos habilitados a revelar os saberes entre os mortais. Mnemosine - a deusa de memória - era filha de Géia e Urano. Tendo se unido a Zeus gerou nove filhas: as Musas. 

  • Calíope era a Musa da Eloquência, 
  • Clio ou Kleio a Musa da História, 
  • Erato a Musa da Poesia romântica, 
  • Euterpe a Musa da Música, 
  • Melpômene a Musa da tragédia e alegria, 
  • Polimnia a Musa da poesia lírica, 
  • Terpsícore a Musa da dança,
  • Talia a Musa da comédia e 
  • Urânia a Musa da astronomia.

 
Afirmavam os poetas que tudo que eles diziam era apenas repetição do que as Musas lhes haviam dito e davam a elas
todo o crédito. Invocavam sua Musa e esperavam que ela viessem atendê-los na sua inspiração. Quando as Musas cantavam tudo se imobilizava: o céu, as estrelas, o mar e os rios. Podiam assumir a forma de pássaros e se achavam muito próximas das ninfas das fontes, exatamente como sua mãe Mnemósina que era associada a nascentes, tanto no Mundo Subterrâneo quanto no Mundo Superior.

Criticados por muitos mas reconhecidos por outros, os Aedos foram considerados educadores pois o efeito de suas
histórias podiam influenciar na formação dos jovens. Platão dizia que o canto inspirado do poeta produzia os encantos que moviam os mortais. A construção da história sobre a origem dos deuses, dizia-se ter sido inspirada pelas divindades a Homero, o mais célebre dos Aedos.

O poeta cantava perante uma assembleia de aristocratas reunidos num banquete, desfilando uma vasta coleção de
temas conhecidos, por exemplo, a guerra de Tróia. Ele próprio escolhia um episódio mas muitas vezes era o público que pedia um tema favorito. E assim o poeta fazia um curto canto de prelúdio à epopeia principal. Os Hinos homéricos constituem uma coleção desses poemas.

Os Aedos cantavam um repertório composto de lendas e tradições populares ao som de liras ou cítaras.
Assim como um artista escultor que dá forma a um bloco de pedra, o escritor dá forma às palavras transformando-as em sonetos, poemas, música e poesia.

4 comentários:

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares