domingo, 19 de dezembro de 2010

Eros e anteros


Em uma versão, Eros nasceu pela intervenção de um poder divino e eterno, que como os elementos do próprio Caos, tem alguma conformidade com ele. É Eros que inspira ou produz esta invisível simpatia entre os seres, para os unir em outras procriações. O poder de Eros vai além da natureza viva e animada: ele aproxima, une, mistura, multiplica, dá variedade às espécies, em uma única palavra de toda a criação: o amor. Eros é o deus da união, da afinidade universal; nenhum outro ser pode furtar-se à sua influência ou à sua força: Eros é invencível.

Anteros (Anti-Eros) é irmão de Eros e a antitese de Eros, seu adversário no mundo divino. Anteros é a antipatia, a aversão. Ele tem todos os atributos opostos de Eros: Eros une, Anteros separa, desune e desagega. Tão forte e poderoso quanto Eros, Anteros impede que se confundam os seres da natureza dissemelhante. Se algumas vezes semeia em torno de si a discórdia e o ódio, prejudica a afinidade dos elementos, e pelo menos a hostilidade que entre eles cria, contém cada um nos limites marcados evitando que a natureza caia novamente no caos.

Tão difícil quanto descobrir a origem do mundo e dos homens, é definir as nuances do amor. Há muitos séculos, os filósofos tentaram explicar a criação do mundo. Para alguns, forças atuavam com os quatro elementos, terra, água, fogo e ar. Para os poetas, essa força era chamada de Eros, o Amor. Antes de ser representado como deus do Olimpo, Eros esteve presente nos mitos que contavam as primeiras criações do mundo e dos deuses, e que permitiu a aproximação dos seres.

O filósofo Platão chamou Eros de Daimon, uma espécie de ser espiritual que habitava entre os deuses e os homens. Na obra O Banquete, Platão conta sobre a união de Poros - o deus dos recursos e Pênia - a carência. Desse encontro teria nascido Eros, carente como a mãe, sempre em busca de algo que o satisfaça, mas com recursos para alcançar o que deseja, como o pai.

Na versão em que Eros é filho de Afrodite e Ares, queixando-se que seu filho continuava sempre criança, a deusa da prudência explicou que Eros era muito solitário e haveria de crescer se tivesse um irmão. Pouco tempo depois nasceu Anteros. Eros é o deus do amor; Anteros o deus da ordem. Eros cresceu e se tornou robusto e forte. Mas Anteros foi enviado para ser criado por um pescador, e quando Anteros partiu, Eros voltou a ser menino e nunca mais cresceu...

***************************

O mito de Eros e Anteros mostra as fraquezas do amor. O amor quando sente-se carente busca conquistar o outro para preencher seu vazio. Amar o outro também é se preencher de amor, é aumentar o amor. Para crescer, o amor precisa ser partilhado e correspondido. Eros não crescia, até que nasceu Anteros. Eros precisava de um companheiro para aprender a compartilhar e conviver. Como seu próprio nome, Anteros = Anti-Eros, era o oposto de Eros. Seus poderes eram para ordenar, colocar uma ordem no amor.


Retratado assim, como um menino alado, Eros diverte-se ferindo os mortais e os deuses com suas flechas, como aparece em uma ode do poeta grego Anacreonte. Uma linda criança sob aparente inocência, que tem o poder de atingir sem piedade suas vítimas. Mas Eros não é mal e nem pretende magoar, ele é apenas inconsequente como uma criança; ele sabe que pode tocar o coração, mas não sabe que amar pode doer.

Eros é o amor imaturo que nunca usará a razão. É o amor menino, chamado Cúpido, que nunca chega à idade do discernimento. Porque amar e racionalizar não são dois verbos que se juntam; e a alma do menino tem muita vontade de afeto e pouco entendimento. E cada vez que se fala do amor, o Cupido retorna na forma de um coração com suas flechinhas atravessando os corações que diz:

Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente.
É
um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer
e aperta o coração da gente!...

8 comentários:

  1. Olá,parabéns pelo texto.Eu gostaria de saber como que eu faço para descobrir o meu anteros no meu mapa natal,li em um artigo que todos nós temos o anteros no mapa natal

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Moço,me desculpe,mas Antero é o Deus do Amor Correspondido. Anteros não tem raiz latina para significar o oposto de Eros. Anteros é o amor que é correspondido(ou não).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo mcdeu raciocínio, mas existem as duas versões.

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber a base desses mitos, você poderia por favor me dizer?

    ResponderExcluir
  5. É tão frequente: você está apaixonado por alguém e quer que ele o ame de volta... ou você está passando por um "rompimento" difícil e quer que ele volte... ou você está sozinho e procurando por alguém especial. Tudo depende do que você quer. Se você está sozinho e quer encontrar um novo amor, existe um feitiço para você. basta entrar em contato com a Dra. Jasper agora se precisar da ajuda dela em seu relacionamento ou em qualquer outro caso.
    1) Feitiços de amor
    2) Feitiços de Amor Perdido (faça ele ou ela te amar novamente)
    3) Feitiço de divórcio
    4) Feitiço de casamento (faça-o pedir sua proposta/faça-a aceitar sua proposta)
    5) Feitiços de ligação
    6) Divisões
    7) Feitiço da morte
    8.) Você quer ser promovido em seu escritório
    9) Quer satisfazer seu amante
    10) Loteria
    11) parar o aborto / engravidar feitiço
    12) feitiço de doença (cura para aquela doença mortal)
    entre em contato com ela agora ela tem uma solução duradoura para você devido aos seus 32 anos de experiência como Praticante de magia branca e negra, Taróloga, Runemeister (manto, magia rúnica, amuletos, amuletos, talismãs), ela é a melhor!
    gmail: doctorjaspermagic@gmail.com

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares