segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Asclépio, deus da medicina





Não havia donzela mais formosa em toda Tessália do que Corônis. Apolo apaixonou-se por ela e conceberam um filho, mas durante a gestação ela se apaixonou por um mortal, o jovem Ischys. Quando Apolo soube da traição, sentenciou Corônis à morte. No momento em que ela estava sendo colocada sobre a pira para ser queimada, Apolo arrancou do seu ventre o menino ainda vivo; assim nasceu Asclépio confiado ao centauro Kiron que lhe ensinou a medicina.

Asclépio crescia e com o tempo adquiriu uma grande habilidade na medicina, descobrindo uma maneira de ressuscitar os mortos tornando-se o Deus da medicina. Ele recebeu de Atenas o sangue vertido das veias da Górgona Medusa que continha o violento veneno do lado esquerdo e o sangue do lado direito que era salutar; Asclépio o utilizava para devolver a vida aos mortos.

Asclépio apaixonou-se por Epione, que se tornou deusa da anestesia, aliviando as dores. Tiveram os filhos:
  • Machaon (cirurgião) e Podaleirus ou Podalirio (o dom do diagnóstico e da psiquiatria) que foram os médicos dos gregos na Guerra de Tróia;
  • Telésforo - o pequeno gênio da convalescença,
  • Panaceia - a deusa dos medicamentos e ervas medicinais,
  • Iaso - deusa da cura,
  • Áceso - deusa dos cuidados e enfermagem,
  • Aglaea - deusa dos bons fluidos, boa forma e beleza natural, e
  • Hígia ou Higeia - deusa da prevenção das doenças, que deu origem ao termo Higiene (limpeza, higiene e saneamento).
Mas a maestria de Asclépio tornou-se perigosamente grande e começou a ressuscitar os mortos. Temendo que Asclépio revertesse a ordem do mundo passando esse conhecimento aos homens, Zeus o matou com um raio. Apolo colocou o seu filho entre as estrelas como a constelação do Serpentário, o Ophiucus e o divinizou. Assim Asclépio é um Deus que não está no Olimpo nem habita o Hades, mas caminha entre os homens ensinando a medicina e aliviando-os das doenças.



Os atributos de Asclépio eram as serpentes enroladas em um bastão, o caduceu, que se transformou no símbolo da medicina. As serpentes eram consagradas a Asclépio, provavelmente devido à superstição de que aqueles animais têm a faculdade de readquirir a juventude, mudando de pele. Também são a sua epifania - a inspiração divina - e está presente espírito dos médicos e profissionais de saúde, estimulando a um conhecimento do corpo humano e também das ervas e drogas.

Havia numerosos oráculos de Asclépio. O mais célebre era o de Epidauro no Peloponeso, onde se desenvolveu uma verdadeira escola de medicina, cujas práticas eram sobretudo mágicas. Os enfermos procuravam respostas e cura para suas enfermidades dormindo no templo. Pelas descricões deduz-se que o tratamento aplicado constituia o que hoje se chama magnetismo animal ou mesmerismo.

O culto a Asclépio, chamado Esculápio pelos romanos, foi introduzido em Roma por ocasião de uma grande epidemia, quando se enviou uma embaixada ao templo de Epidauro para implorar a ajuda do deus. Esculápio mostrou-se propício e, quando o navio voltou, acompanhou-o sob a forma de uma serpente. Chegando ao Tibre a serpente desceu do navio e tomou posse de uma ilha no rio onde foi erguido um templo ao deus. Teve muito prestígio no mundo antigo quando seus santuários converteram-se em sanatórios.

A arte da cura e da medicina era praticada pelos Asclepíades. O mais célebre deles é Hipócrates, (470-377 aC) que nasceu em Kós, fundador da ciência grega da medicina. Para Hipócrates, a moderação é o que proporciona uma vida sã. Quando surge uma doença, é porque a natureza está em desequilíbrio físico ou psíquico. A receita da vida saudável é a moderação, a harmonia: Mens sana in corpore sano - mente sã em um corpo são.



20 comentários:

  1. Olá, não sei se pôde ler meu último comentário, no entanto, parabenizo novamente pelo ótimo site, pelos ótimos textos e imagens, 100% legal. Já está linkado na minha página principal, gostaria de saber se você aceitaria uma parceria e também linkar meu blog ao seu ^^

    espero que goste de visitá-lo

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me responder seu comentário com atraso. Agradeço seu elogio e com certeza vamos somar; duas cabeças juntas sempre pensam mais que duas cabeças isoladas. Trocar conhecimentos é super produtivo. Seja benvindo ao meu blog. Vai estar linkado e quando tiver sugestões, ficarei grata. Abraços, Lucia

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei o texto, mas só uma curiosidade, é que andei pesquisando bastante e esse tal símbolo da medicina não é exatamente assim, pois esse é o caduceu símbolo de Hermes, o deus grego do comércio e dos viajantes. O símbolo da medicina na verdade seria o bastão de asclépio que só tem uma cobra enrolada em um bastão sem asas. Só estou escrevendo por curiosidade mesmo, mas gostei muito do texto porque até o momento estava completamente enganada sobre quem era o deus da medicina.

    ResponderExcluir
  4. ótima observação da Paloma: a medicina é uma só sobra enrolada em um bastão sem asas. eu considero que no texto a terapeia é a deusa que cuida dos medicamentos e a panaceia cuida da ritualística, hoje conhecido por efeito-placebo. grato! olair rafael, médico homeopata

    ResponderExcluir
  5. Apena agora estou conhecendo o blog, achei interessantíssimo.
    mas apernas reforçando que o simbolo da medicina é o bastão com uma cobra enrolada.
    este ai é o caduceu de Hermes, simbolo do comercio. mas que os estadounidenses insistem em divulga-lo, talvez por, muitos, assim encaram a medicina!!

    ResponderExcluir
  6. Prezada Lúcia,
    Amei o blog, mas senti falta da história de Higeia e Panaceia, as duas filhas de Asclépio. Principalmente das concepções em que Higeia preconizava a medicina preventiva e a sua irmã Panaceia a curativa. Pensamento que perduram na atualidade.
    Mirian Calíope

    ResponderExcluir
  7. Sou professor de Filosofia e sempre falo dos mitos gregos para os meus alunos. Os alunos sempre se referem aos mitos como superstições ou lendas do passado, que foram definitivamente abandonadas à medida em que o conhecimento científico crescia e oferecia explicações racionais a respeito do mundo, da natureza, etc. Tenho dificuldades para explicar a eles que os mitos existem ainda hoje, principalmente em relação às religiões

    ResponderExcluir
  8. o Simbolo na postagem é o Caduceu de Mercúrio, símbolo da contabilidade. O da medicina é o Bastão de Asclépio, formado por um bastão e uma cobra envolta nele.

    ResponderExcluir
  9. amo a mitologia grega... minha filha teve que fazer um trabalho acabei me interessando pelas estórias novamente... ^_^

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma pergunta para vcs sobre asclepio faz parte da passagem biblica que falsa do tanque de Betesda boa tarde

    ResponderExcluir
  11. Mais do que deuses esses seres eram aliens. Vamos encontrar também um planeta primitivo e seremos os deuses deles. É apenas a interpretação do agroglifo de Milk Hill de 2001. Lá está expressa a lei evolutiva que mostra que todo planeta quando chega num nível de evolução como o nosso descobre um planeta primitivo.Gostei do blog e conhecia Asclepio por Esculapio nome latinizado . Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Sim gostei de saber sobre os simbolos da medicina.e de saber suas origem remota vem da mitologia grega.Asclépio deus da medicina.Foi muito bom para tirar as minhas duvida.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares