quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cástor e Pólux - o mito do signo de gêmeos




No dia do casamento de Tíndaro, o rei de Esparta, sua noiva Leda foi banhar-se num lago construído especialmente para ela. Zeus viu Leda, exuberante e totalmente nua num lago cheio de cisnes. Apaixonado, Zeus se transformou num cisne branco e atraindo Leda, Zeus a fecundou naquela mesma noite. Ela também foi fecundada por Tíndaro e, dessa dupla união, nasceram dois ovos.

Num deles estavam Castor e Helena, mortais, filhos de Tíndaro. No outro ovo estavam Pólux e Clitemnestra, imortais, filhos de Zeus. Castor era mortal, por ser filho de um mortal e Pólux imortal, por ser filho de Zeus. Eles viviam unidos em profunda amizade e os deuses os chamaram de dióscuros, filhos dos deuses.

Hermes foi designado para dar-lhes o ensinamento sobre as artes e as lutas, plantando-lhes a semente da inteligência, da astúcia e da curiosidade. Desde pequenos eram queridos pelas pessoas, pela sua simpatia e alegria. Zeus os considerava seus filhos mais amados, por serem os únicos que o tratavam como um pai, sempre o respeitando e demonstrando carinho.

Também foram designados a Quíron, no Olimpo, que os ensinou e orientou por muito tempo. Castor e Pólux conviviam com outros heróis e nas inúmeras batalhas da expedição, distinguiam-se pela coragem e astúcia. Castor, dominava os animais e as armas; Pólux, era invencível e astuto. Ambos eram extremamente leais entre si e com os outros argonautas.

Durante as viagens eles se encarregavam de defender a nau e seus companheiros. Quando todos estavam cansados e desanimados, Castor e Pólux faziam pantomimas e divertiam a tripulação, que os tinha como grandes guerreiros, amigos e companheiros valorosos. Terminada a aventura dos Argonautas, os gêmeos voltaram à sua terra onde seriam conhecidos por defenderem os fracos e os jovens.

Numa região próxima conheceram e se apaixonaram pelas irmãs Febe e Ilaira. Mas elas eram noivas e eles resolveram raptá-las. Dias depois, os noivos enraivecidos e em perseguição aos gêmeos, os alcança num campo de guerra. Desafiados pelos noivos, inicia-se uma batalha que duraria dias. Castor, humano e mortal, era mais firme e ligado à terra. Pólux, um deus e imortal, era mais ligado aos céus e à mente.

Por um momento, Pólux se distrai, o suficiente para seu irmão ser traspassado por uma lança que o atinge. Neste instante, ouvindo o grito de dor de seu irmão, e cheio de ira, ele mata todos ao seu redor e vai em direção de seu irmão que morria. Zeus, reconhecendo o grito de um de seus filhos favoritos corre em direção ao campo de luta e vê uma cena dantesca, seus filhos mais adorados em desespero.

Pólux implora que Zeus interceda neste instante, impedindo Castor de morrer ou que também lhe tirasse a vida, pois não poderia viver sem ele mesmo. Porém Zeus não podia interferir nas questões de vida e morte. Também não poderia passar a imortabilidade para Castor, pois assim Polux morreria.

Sem saber o que fazer, Zeus atendeu ao pedido e assim que Castor recebeu a luz da imortalidade, Pólux começa a morrer. Castor pede a Zeus, que não deixe seu irmão morrer e Zeus atende ao pedido, porém eles trocariam vida e morte diuturnamente. Enquanto um estava na terra outro estaria no céu e se encontrariam quando trocassem de posição. Inconformados por não estarem sempre juntos, Castor e Polux foram transformados na constelação de gêmeos, onde estariam juntos para sempre...


Signo de Gêmeos

O mito demonstra a dualidade do signo de gêmeos, com sua astúcia e versatilidade; com sua esperteza e destreza manual; com seu poder de observação e esperteza. É o lado etéreo em constante conflito com o racional; o poder de persuação e a capacidade de negociação. 




15 comentários:

  1. Ótimi texto e linda a história, sou suspeito para dizer pois sou geminiano, mas por outro lado sendo imparcial para não gostar do texto só por ser geminiano, é uma história muito bonita realmente. O final me surpreendeu quando viraram uma constelação para poderem ficar juntos para sempre.
    Parabéns lucinda por divulgar essa incrível história de amor, sabedoria e união que as pessoas podem ter, ser, e sentir.
    \o

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! !! Sou gemeos tbm, emocionante história, não sabia que gemeos tona esse lado guerreiro tbm, acho que por isso que gosto de artes marciais, ou pelo meu marte ser em leao! !!

    ResponderExcluir
  3. No disco ALMANAQUE do cantor e compositor CHICO DUARQUE tem uma historia diferente.

    ResponderExcluir
  4. Só balela, crenças fundadas em mitos. Não nos levarão a um bom lugar.

    ResponderExcluir
  5. Esse mito reflete na vida de um geminiano que busca equilíbrio!depois de aprende com a vida.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente agora sei porque eu sou do jeito que sou

    ResponderExcluir
  7. Parabéns,aprendi um pouco mais sobre os geminianos.

    ResponderExcluir
  8. Só vai verdades agora acredito tanto em signo de gêmeos pois me descreve descreve como pessoa e atitudes belíssimo texto

    ResponderExcluir
  9. Obgdada! Entendi a dualidade de gêmeos!

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ler,pois por minha idade,esqueci algumas histórias dos deuses gregos

    ResponderExcluir
  11. adorei a história , eu sou exatamente o que o significado de gemeos diz

    ResponderExcluir
  12. bacana!!! deveria retratar isso em filme... rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Lendo o mito, vejo o quanto eu e meu irmão somos ligados a este mito. ambos somos Geminianos, um ligado a lua e as artes ocultas Eu. e ele ligado ao Sol a luta, atitude esperteza e coragem com senso crítico afiado.

    Grato pela historia e peloconselho dos Deuses "FICAR LONGE DE MULHERES COMPROMETIDAS".

    ResponderExcluir
  14. Eu amo tudo isso e sou assim ! História fascinante e que toca profundo em nós.
    Quando jovem eu era muito volúvel.
    Ameiii

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares