sábado, 24 de julho de 2010

Odisseu ou Ulisses



video


Odisseu ou Ulisses foi um herói da guerra de Troia. Rei de Ítaca, indicou Menelau como pretendente de Helena e dai surgiu a amizade com Menelau e Agamemnon. Casou-se com Penélope e teve um filho, mas logo partiu para lutar ao lado dos nobres em Tróia. Foi um dos elementos mais atuantes no cerco de Tróia, destacando por sua prudência e astúcia.

Durante a batalha, os gregos venceram pelos conselhos de Odisseu. Tentou em vão convencer Aquiles a cessar sua ira contra Agamemnon, porém sem sucesso. Um de seus mais famosos ardis foi sua estratégia de construir um cavalo de madeira, que permitiu a entrada dos exércitos gregos na cidade, o cavalo de Tróia.

Após a derrota dos troianos, Odisseu iniciou uma viagem de dez anos de volta para Ítaca onde sua mulher o esperava com uma fidelidade obstinada, apesar da demora. Odisseu, o herói da Guerra de Tróia, chegou à ilha dos Cíclopes e aventurou-se em uma grande gruta. Nela entraram e começaram a banquetear com a comida que ali tinha. Não sabiam que aquela gruta era o lar de Polifemo e de suas ovelhas, que os encerrou dentro da caverna. Então começou a devorar cada um deles, mas Odisseu armou um plano para escapar com os amigos.

Para conquistar a confiança de Polifemo, Odisseu lhe deu um barril cheio de vinho. Quando Polifemo lhe perguntou seu nome, Odisseu disse que se chamava Ninguém. Quando o gigante, bêbado, caiu dormido, Odisseu e seus homens tomaram uma lança e cravaram no único olho de Polifemo que gritava em desespero, mas não podiam sair dali porque uma grande pedra impedia a saída.

Pela manhã, Odisseu e seus homens se ataram ao ventre das ovelhas. Quando o ciclope abriu a caverna, apalpou cada ovelha para assegurar que nenhum dos homens fugisse, pois cego que estava, não podia ver. Mas sentindo apenas o pêlo de lã, deixou as ovelhas sair. Mas quando já estavam fora, na embarcação, Odisseu gritou: "Ninguém não te feriu, senão odisseu. Não sabiam que Polifemo era filho de Poseidon, um deus que se tornara seu inimigo devido a destruição de Tróia. Polifemo lançou uma maldição sobre Odisseu e Poseidon criou-lhe inúmeros problemas durante a viagem.

Com a ajuda de Zeus e de outros deuses, Odisseu chegou em casa para encontrar sua esposa Penélope, que era importunada por diversos pretendentes. Disfarçado como mendigo, certificou-se da fidelidade da amada e exterminou os pretendentes. Vencendo muitas guerras contra insurgentes que queriam vingar seus mortos, a paz foi restaurada por Atena.

***********

O mito de Ulisses com Polifemo mostra a vitória da razão contra a força física. Apesar da grande diferença de tamanho: Polifemo era um gigante e Ulisses e seus companheiros eram à sua frente apenas seres humanos indefesos. A razão e inteligência de Ulisses, garantiu a sua sobrevivência e de seus amigos.


5 comentários:

  1. Talvez a maior contribuição do mito de Odisseu no pensamento universal seja a de seu cárcere na ilha de Calipso. Obstinado para voltar pra casa após a longa guerra de Tróia, Odisseu aporta na espetacular ilha de Calipso (ninfa de beleza singular) que, apaixonada, lhe proporciona todos os prazeres possíveis: sexo, música, comida, bebida. Mas nada disso era suficiente para Odisseu, que todos os dias chorava na praIa, pensando em sua Itaca, em seu filho e em sua Penélope. Para conquistar seu coração, Calipso oferece-lhe a imortalidade e a juventude eterna. Proposta irrecusável. Mas mesmo assim Odisseu prefere voltar a sua terra natal.
    Com essa história singular, os gregos mostravam que cada um tem seu lugar natural, sua própria Ítaca, onde será plenamente feliz. A felicidade surge do ajuste entre o indivíduo e seu lugar no cosmo; a infelicidade, desse desajuste.
    O poder desse pensamento é colossal: explica porque pessoas financeiramente bem sucedidas largam vida de luxo e conforto em busca de sua realização pessoal, ao passo que, quando há esse desajuste, pessoas que não partem para ocupar seu lugar natural, temerosas ou acomodadas, estão condenadas à infelicidade, tal como Odisseu na praia da ilha de calipso.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares