sábado, 24 de julho de 2010

Iris, deusa mensageira




Iris, a deusa do arco colorido do céu e mensageira de Hera, representa o lado feminino de Hermes. Era adorada pelos deuses e pelos mortais por sua natureza de bondade. Sempre quando havia uma mensagem para os mortais, Iris tomava a forma humana ou se apresentava como uma mulher alada. Ás vezes cortava o céu com a mesma rapidez que seu marido, Zéfiro, o vento oeste. Outras vezes descia suavemente através do arco íris que ligava o céu à terra.

Ela penetrava em todos os lugares e até mesmo o mundo das trevas abria suas portas para ela entrar. Ela sempre recepcionava os deuses com néctar e ambrosia quando eles retornavam de suas viagens. Iris preparava os banhos para Hera e lhe prestava serviços dia e noite, estando sempre à sua disposição. Assim Hera também a utilizava em suas vinganças, embora sua tarefa fosse o consolo e a pacificação.


**********************


Iris representa a construção de uma personalidade estável e equilibrada. É a temperança e verdadeira misericórdia, sendo ligada ao sentimento que nos leva à escolha refletida de afeto. Isso é diferente da emoção, que se relaciona apenas como uma reação visceral às situações. O sentimento é uma constante variação dos opostos, uma cuidadosa percepção de uma situação específica com objetivo de preservar a harmonia.

Em sua representação, Iris derrama água de um vaso a outro, porque o sentimento deve fluir e se renovar. Ela se presta aos serviços e às vinganças de Hera, mas sua finalidade será sempre de cooperação, harmonia, conduzindo com delicadeza o julgamento dos sentimentos que é diferente do sentimentalismo.

Em nome da harmonia, Iris não discute, não provoca conflito mas também não cresce. esmo que não exista espaço para a solidão, manter relacionamentos estagnados é uma forma de estagnação que asfixia.  Iris operando em todos os níveis serve devotamente aos deuses e não sobrevive sem alguém para servir. Ela também se faz presente naquelas pessoas que sempre dizem "sim" para evitar qualquer conflito com os outros, assim que possa criar um conflito interno para si....


33 comentários:

  1. Minha maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaae

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Es uma merda incompetente n fazes mais nada na vida só fazer blogges de ..... vai arranjar uma vida nova!! sua pura do crlh yyyyyyy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc q não tem nada pra fazer se ela gosta disso ela fará aquilo isso é uma profissão ela me ajudou muito pro meu trabalho

      Excluir
    2. Para que tanto ódio? Filha de Ares essa ai.

      Excluir
  5. sei que voce anda a vender seu corpo para o seu vizinho do 3º andar!!! vou contar para o seu marido sua piranha!!! ès uma arminda que gosta de dar longos passeios pela praia enquanto a penetram por trás nós sabemos que você é badalhoca!! PIRANHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Looooooooooooooooooool eu acho que a senhora, moça que seja ela, penetram por trás, pela frente, de lado, de pé e sentada, o cú e a paxaxa é dela... isso é completamente ridiculo penso que tem inveja da penetração que a senhora do blog recebe :D

      PS: Já agora preocupe se com seu apelido que Pilocas na minha terra são caralhos bahhhhhahahahahahahahaha

      Excluir
  6. ÈS A LUCIA DO MAU HORINZONTE SÓ PQ TE CHAMAM BADALHOCA OU PIRANHA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, acho (Só acho rsrsr) que tem alguém que não gosta da autora do blog! Uiiiiiii

    ResponderExcluir
  8. Shalom, shalom a todos. Parabens pelo estudo. Bem esclarecedor

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a mitologia deixai que a bíblia eternizar o mito de íris pois a tal de aliança de Deus com os homens é exatamente um arco-íris.

    ResponderExcluir
  10. Fale também sobre Tamuz e glória....e veja irá dos religiosos.pois é somente isso o que aprenderam a ofender as pessoas e nadar no mar da ignorância isso nem todos salvo as exceções.

    ResponderExcluir
  11. Na bíblia Deus deu a Noé um arco,o nome iris Só pode ser obra do capeta,qualquer dúvida Leia a bíblia,em Genesis.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares