sábado, 12 de junho de 2010

Genealogia dos deuses






A Teogonia de Hesíodo, também conhecida por Genealogia dos Deuses, é um poema mitológico de Hesíodo (séc. 8 a.C.). Trata da gênese dos deuses, descreve a origem do mundo, os reinados de Urano, Cronos e Zeus, e a união dos mortais aos deuses, desta forma nascendo os heróis mitológ
icos. 

Os personagens representam aspectos básicos da natureza e do homem, expressando assim as idéias dos primeiros gregos sobre a constituição do universo. Segundo a Mitologia Grega, contada por Hesíodo:


CAOS: No princípio existia apenas o Caos, a primeira divindade a surgir no universo, um ser solitário, o mais velho dos deus. 
  • Caos gerou de forma assexuada os filhos Nix (noite) e Érebus (Escuridão). 
  • Érebus desposou sua irmã Nix, e deles nasceram Éther (luz celestial) e Hemera (o dia).

TÁRTARO: Tártaro era outro ser divino primordial, que aprisionava os condenados no mundo subterrâneo.


GAIA, GÊ: Gaia, deusa da terra, era a segunda divindade, com a missão de povoar o Caos. 
  • Com sua potencialidade criadora, gerou Urano (o céu), Pontos (rios) e as montanhas. 
  • Na solidão fria do Caos, surgiu Eros - o amor e a partir dele, nada mais poderia procriar sozinho. 
  • Movida pelo impulso determinador de Eros, Gaia se uniu ao seu filho primôgenito Urano dando origem aos:
  • Cíclopes, seres de um olho só, divindades dos relâmpagos, dos trovões e dos raios;
  • Hecatônquiros, também chamados de Centimanos, gigantes violentos de cem braços e cinquenta cabeças, divindades dos terremotos; e
  • Titãs Oceanus, Céos, Crio, Hipérion, Jápeto, Cronos e às Titânides Febe, Réia, Téia, Têmis, Mnemosine, Tétis, deuses primitivos que tinham a forma humana.

URANO: Urano tinha o dom da profecia e descobriu que seria destronado por um de seus filhos, e vendo a natureza violenta dos filhos, encerrou-os no Tártaro. Revoltada, Gaia pede aos filhos para ajudá-la mas somente seu filho Cronos aceita castrar Urano e assim libertar os seus irmãos Titãs, os Cíclopes e os Gigantes. Cronos castra seu pai e joga seus genitais no mar, de onde surge: 
  • a deusa Afrodite, as Ninfas Melíades ou Melissas, divindades femininas da fertilidade, protetoras das árvores, benfeitoras dos homens e da natureza. Nunca envelheciam e tinham o dom de profetizar, curar e nutrir. 
  • As Erínias, que surgem do esperma de Urano: Tisífone (castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Interminável) que viviam no Tártaro torturando as almas pecadoras. Sem a interferência do pai, Cronos torna-se o rei dos deuses.





TITÃS E TITÂNIDES: Titã Oceanus, deus dos mares, desposa sua irmã Tétisgerando as Ninfas dos mares, as Nereidas e os Seres marinhos.

Titã Céos, deus da inteligência, desposa sua irmã, a Titânide Febedeusa da lua, gerando Astéria, deusa estelar e Leto, deusa do anoitecer.

Titã Crio, desposa Euríbia gerando Palas, Astreu e Perses. Seu poder destrutivo envolvia as criaturas do mar Abissal.

Titã Hipérion, deus solar primitivo, desposa sua irmã, a Titânide Téia, gerando Selene (a lua), Hélios (o sol) e Eos (a aurora).

Titã Jápeto, deus do tempo da vida humana e da mortalidade, desposa sua sobrinha Climene gerando: Prometeu - o que pensa antes; Epimeteu - o que pensa depois e Atlas - o que suporta; Menecéio - o va nglorioso.

Titânide Têmis, deusa guardiã dos juramentos dos homens, da lei, deusa da justiça, se une a Zeus e tem três filhas: Eunômia - a disciplina; Diké - a justiça; Eiriné - a paz.

* A Titânide Mnemosine, deusa da memória, une-se a Zeus gerando nove filhas: 
Calíope (poesia épica) - Clio (História) -Érato (poesia romântica) - Euterpe (música) - Melpômene (tragédia) - Polúmia (hinos) -Tália (comédia) - Terpsícore (dança) -Urânia (Astronomia)

Titã Cronos desposa sua irmã Réia, gerando os filhos: Deméter, Héstia, Poseidon, Hades, Hera e Zeus. Mas Cronos se torna perverso, engolindo os filhos quando nascem, devido à profecia feita por seu pai: que um deles também o destronaria.






15 comentários:

  1. Respostas
    1. O sentido da genealógica é uma ciência que estuda A origem e a evolução e dessiminação das várias gerações de uma família

      Excluir
    2. tem diferença de religião para mitologia?

      Excluir
    3. A genealogia é uma ciência voltada para a pesquisa da história das famílias, sua linhagem e ascendência. A partir dessa busca é possível construir a árvore genealógica de uma família com nomes, datas e lugares por onde andaram nossos antepassados, de forma que sejam mantidos vivos na memória de seus descendentes.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação sobre as gerações da mitologia. Didático e de lingg. acessível . Parabéns!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. as nereidas eram filhas de nereu e não de oceano! tá errado ai.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonita a música que escolheste para o vídeo

    ResponderExcluir
  6. Olá. Acho que não apareceu a origem de Zeus..

    ResponderExcluir
  7. qual é a diferença de religião para mitologia

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares