segunda-feira, 29 de junho de 2020

Oceanides: os bons daimones





Do casamento  entre Oceanus e Tétis, que simbolizava a fecundidade feminina do mar, nasceram as ninfas dos mares ou Oceanides, que personificavam os rios, riachos, fontes e nascentes. Também nasceram as Nereidas, além de todos os seres marinhos que tomavam parte ativa nas aventuras dos deuses, tal como os golfinhos. Assim, Oceanus e Tétis passaram a representar o fluir das águas e da vida. 

As oceanides eram representadas com coroadas de flores acompanhando a concha de sua mãe Tétis em seus cortejos marítimos e viviam nos fundos inacessíveis do mar e do oceano. Elas se uniram a deuses e mortais criando uma nova descendência numerosa. Seres semidivinizados e objetos de culto, às oceanides eram oferecidos sacrifícios, tais como touros e cavalos lançados em sua correnteza. 

Os mais prestigiados eram os deuses-rios. Os gregos representavam o Nilo como um deus que fertilizou o Egito. Os deuses-rios Nilo e Escamandro geraram outras ninfas ao se unirem com outros elementos. Os rios do Hades simbolizavam os tormentos dos condenados como Aqueronte, o rio das dores. Cocito era o deus-rio dos gemidos e das lamentações e Lete a deusa-rio do esquecimento. 

O deus-rio Achelous e Melpômene geraram as Sereias e de outros amores nasceram várias fontes, como a Castália em Delfos utilizada na preparação da pitonisa do Oráculo de Apolo. Alguns rios ainda simbolizam o grande rio cósmico, como o Jordão na Palestina, o Nilo no Egito e o Ganges na Índia. Entre as oceânides estavam incluídas também: 

  • as Néfelas - ninfas das nuvens, 
  • as Auras - ninfas das brisas,
  • as Náiades - as ninfas das nascentes,
  • as Limoníadas - ninfas dos pastos, 
  • as Antusas - ninfas das flores. 

Outro grupo de oceânidas eram descritas como assistentes das deusas olímpicas, sendo mais conhecidas: as 60 companheiras de Ártemis, Peitho - a criada de Afrodite e Clímene - a aia de Hera. Algumas das oceânidas personificavam bênçãos divinas, tais como: 

  • Métis (Sabedoria) 
  • Clímene (Fama) 
  • Pluto (Riqueza) 
  • Ticke (Boa Sorte) 
  • Telesto (Sucesso)  
  • Peitho (Persuasão) 

A deusa Nêmesis (Retribuição) às vezes também é incluída, como a que providenciava equilíbrio aos dons de suas irmãs punindo a boa sorte não merecida. Esses bons daimones eram os Agathoi ao contrário dos Kakoi, que eram maus daimones. Na Teogonia eram descritas 3.000 oceânidas , tantas quantas seus irmãos, os deuses-rios e nomeiava outras 41 oceânidas, chamadas de "áureos tornozelos"...


***********


Tal como as águas a vida flui, porém nem sempre é uma tarefa simples. A ilusão de controlar como tudo deve ser permeia nossas mentes e nubla nossa visão, não nos permitindo perceber os resultados que estamos obtendo a partir de nossas escolhas e ações. E, aí, não nos reconhecemos como seres atuantes e entregamos nosso poder de mudança ao acaso e às vontades alheias.

Aquele que não sabe o que quer, seja em qual área da vida for, aceita viver submisso aos outros e não enxerga saídas. Acha que fluir é perambular pelos dias, espreitando a vida como se não fosse digno de tudo o que aprecia, almeja e sonha. Ao contrário, só se pode fluir com a vida aquele que encontra em si mesmo o que tanto procura fora. 

Não ter objetivos traçados não significa que nossas vidas sejam sem sentido, apenas é um sinal de que não estamos no nosso centro, em algum momento nos perdemos de nós nas distrações corriqueiras e plastificadas de sociedades desumanas demais, que enquadram e resumem a existência em telas de um punhado de polegadas.

Deixar que as coisas fluam não é sinônimo de não fazer nada, agindo como um espectador curioso que anseia um futuro qualquer pra ver no que dá, vivendo os sonhos apenas na imaginação e nunca os transformando em realidade. Tampouco é sair por aí desenfreado, agindo sem pensar, atropelando a si mesmo e aos outros na cegueira do automatismo. Duas situações opostas que não levam a lugar algum. 

Saber no mais profundo do nosso ser o que realmente queremos, sentimos e o que estamos buscando é um trabalho de auto-observação constante, não cessa. Quando temos essa intimidade conosco, que nos permite a compreensão do eu, entendemos que deixar fluir nada mais é do que perceber, de uma vez por todas, que, para manifestar nossos sonhos, é preciso entender quem somos e nossos reais propósitos, aquilo que nos alegra e eleva e faz o coração vibrar numa certeza tão intensa que julgamento mental algum ousa abalar.

Todas as respostas sussurram aos ouvidos e os acontecimentos nos banham em evidências de estarmos em total acordo com nossa alma. E isso é deixar fluir! A vida nos conduz a observá-la de forma panorâmica. Olhando de cima, vemos todos os pontos: novos caminhos, oportunidades, possíveis mudanças e a coragem pra agir, pra caminhar de forma fluida, atento e com a percepção aguçada. 

Temos cinco sentidos que não existem à toa. Como bônus, há também um sexto sentido, comumente chamado intuição. Compreender nossas aspirações nos abre as melhores portas e isso é totalmente diferente de simplesmente adentrar qualquer porta, vivendo por viver e esperando que, sem plantar, colheremos frutos. Se sabemos bem aonde estamos indo, ficamos mais leves para aceitar o inesperado que vem sem perder de vista o que buscamos para o amanhã. 

É que as vezes as coisas não saem como idealizamos; elas saem da forma que precisam para nos trazer os aprendizados que nos guiarão às respostas que tanto pedimos. O que pedimos nos é apresentado em forma de desafios, e os desafios nos tornam vencedores, aptos a descobrir mais, a transcender qualquer obstáculo. Observe: se pedimos paciência, situações complicadas nos exigirão o exercício da paciência. 

Só se aprende alguma coisa pelo próprio esforço e nos relacionando com os outros. É assim em todos os cenários de nossas vidas. Tudo o que se apresenta a nós está requisitando nosso trabalho. Portanto, toda vez que ouvimos ou sentimos que devemos deixar a vida fluir, é um sinal de que é chegada a hora de liberar um pouco desse peso que carregamos desnecessariamente. 

Abrir mão de certas coisas pode ser de fato muito inteligente de nossa parte e trazer aquele alívio que buscamos, mas não temos coragem de entregar, pois achamos que tudo está sob nosso controle. Melhor não pensarmos assim. Vamos seguir rumo aos nossos objetivos e deixar que a vida se encarregue de nos orientar ao próximo passo, na segurança de que somos todos merecedores do melhor e totalmente capazes de lidarmos com o pior, mesmo que não saibamos disso ainda...





9 comentários:

  1. Me surpreendi ao descobrir que o blog é ativo, sensacional, não pare

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog, nao deixe de atualizar!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blogue. Voltarei sempre. Peço uma visita a meu blogue noite-em-paris, nesta plataforma. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Se amou o que está escrito é por que você não tem noção nenhuma de Mitologia Grega! Pior: aprende tudo errado com essa disseminadora de falsa Mitologia Grega e manipuladora daqueles que desconhecem esse assunto; por exemplo: as Nereidas não são filhas de Oceano e Téths, mas sim de Nereu (filho de Gaia e Ponto, o Mar) e de Dóris (filha de Oceano e Téthis).

      Excluir
  5. Respostas
    1. Se adorou o que está escrito é por que você não tem noção nenhuma de Mitologia Grega! Pior: aprende tudo errado com essa disseminadora de falsa Mitologia Grega e manipuladora daqueles que desconhecem esse assunto; por exemplo: as Nereidas não são filhas de Oceano e Téths, mas sim de Nereu (filho de Gaia e Ponto, o Mar) e de Dóris (filha de Oceano e Téthis).

      Excluir
  6. As Nereidas "também" nasceram de Oceano e Téthis???!!?? JÁ EXPERIMENTOU JARDINAGEM, CORTE E COSTURA, CULINÁRIA, PORQUER DEFINITIVAMENTE MITOLOGIA GREGA VOCÊ NÃO ENTENDE NADA! Pseudo conhecedora de assunto que não detém os saberes, manipuladora dos ignorantes que lhe seguem e disseminadora de anti cultura grega.


    ResponderExcluir
  7. Quer se juntar à família da verdadeira sereia bonita, você pode realmente se tornar uma sereia real em vez de comprar ou usar um conto de sereia artificial. Você pode obter um feitiço ou usar um anel que pode transformá-lo em uma sereia a qualquer momento. e-mail de contato: doctorjaspermagic@gmail.com Você pode nos explicar como quiser, nossa filha Melissa é uma sereia de verdade e temos uma enorme família de sereia de verdade.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares