sábado, 25 de dezembro de 2010

Circe a deusa da noite




Circe era uma famosa feiticeira, considerada a Deusa da Noite, que com imenso poder da alquimía, elaborava venenos e poções mágicas. Segundo a lenda, costumava transformar os homens em animais, vivendo em um palácio cheio de artifícios. Filha de Perséia - a destruição, também com significado de Hécate e de Hélios - o deus sol, Circe era considerada a Deusa da Lua Nova ou Lua Negra, do amor físico, feitiçaria, encantamentos, sonhos precognitivos, maldições, vinganças, magia negra, bruxaria, caldeirões.

Com o auxílio de sua varinha, poções, ervas e feitiços, transformava homens em animais, fazia florestas se moverem e o dia virar noite. Os escritores antigos Homero, Hesíodo, Ovídio e Plutarco relataram suas proezas, garantindo para ela um lugar nas lendas. Vivia num palácio encantado, cercado por lobos e leões, seres humanos enfeitiçados. Crê-se que essa ilha se encontra hoje onde é o Monte Circeu.

Circe casou-se com o Rei dos Sámatas e tendo-o envenenado, se refugiou na Ilha de Ea ou Eana, no litoral da Italia. O nome da ilha Ea ou Eana é traduzido como prantear e dela emanava uma luz tênue e fúnebre. Essa luz identificava Circe como a deusa da morte horrenda e do terror. Era também associada aos vôos mortais dos falcões, pois, assim como estes, ela rodeava suas vítimas para depois enfeitiçá-las.

O grito do falcão é "circ-circ", considerado a canção mágica de Circe, que controlava tanto a criação quanto a dissolução. Sua identificação com os pássaros é importante, pois eles têm a capacidade de viajar livremente entre os reinos do céu e da terra, possuidores dos segredos mais ocultos, mensageiros angélicos e portadores do espírito e da alma. Escritores gregos antigos a citavam como "Circe das Madeixas Trançadas", pois podia manipular as forças da criação e destruição através de nós e tranças em seus cabelos. Como o círculo, ela era também a tecelã dos destinos.

Na Odisséia, no decurso de suas perambulações, o herói Ulisses e sua tripulação desesperada chegaram na Ilha de Eana, onde vivia Circe. Ao desembarcar, Ulisses subiu até uma montanha de onde avistou um ponto no centro da ilha, um palácio rodeado de árvores.

Ulisses enviou seus homens para verificar as condições de hospitalidade. Ao se aproximarem do palácio os gregos viram-se rodeados de leões, tigres e lobos, não ferozes mas domados pela arte de Circe, que eram homens transformados em feras por seus encantamentos. De dentro do palácio vinha uma música suave e o canto de uma bela voz de mulher. Quando entraram, ela os recebeu e eles de nada desconfiaram, exceto Euríloco, o chefe da expedição.

A deusa serviu vinho e iguarias. Enquanto eles se divertiam, Circe tocou-os com uma varinha de condão e eles se transformaram imediatamente em porcos, embora conservando a inteligência de homens. Euríloco se apressou a voltar ao navio e contar o que vira. Ulisses, então, resolveu ir ele próprio tentar a libertação dos companheiros.

Enquanto se encaminhava para o palácio encontrou o jovem Hermes, que conhecia suas aventuras e lhe contou dos perigos de Circe.
Não sendo capaz de convencer Ulisses, Hermes deu-lhe o broto de uma planta chamada Moli, dotada do poder de resistir às bruxarias e ensinou-lhe o que deveria fazer.

Quando Ulisses chegou ao palácio foi recebido por Circe com muita cortesia, que lhe serviu vinho e comida. Mas quando ela o tocou com a varinha para transformá-lo em porco, Ulisses tirou sua espada e investiu furioso contra a deusa, que implorou clemência. Ulisses exigiu que ela libertasse seus companheiros e ela retirou o encantamento. Os homens readquiriram suas formas e Circe prometeu um banquete para toda tripulação.

Tratados magnificamente durante vários dias, Ulisses esqueceu de retornar à Ítaca, e se resignou àquela vida inglória de ócio e prazer. Por alguns anos, Ulisses permaneceu com Circe aprendendo com ela as magias do encantamento. Por fim seus companheiros apelaram para seus sentimentos mais nobres, e ele resolveu partir.

Circe recomendou aos marinheiros tapar os ouvidos com cera para passar sãos e salvos pela costa da Ilha das Sereias. As sereias eram ninfas marinhas que tinham o poder de enfeitiçar com seu canto, fazendo-os atirar-se ao mar e encontrar a morte. A Ulisses, Circe aconselhou a amarrar a si mesmo no mastro dando instruções a seus homens para não libertá-lo, fosse o que fosse que ele dissesse ou fizesse, até terem passado pela Ilha das Sereias.

**********************

Circe representa a mente inconsciente capaz de metamorfosear e seu poder de criar encantamentos destrutivos. É a inteligência dos desejos que retém o homem à sua natureza inferior - animal. Graças a Hermes, símbolo da transmutação, Ulisses se inicia na arte da magia sem se deixar escravizar por ela.

Dos dois caminhos da magia: a negra - egoísta e a branca - que liberta o homem da condição animalesca, Ulisses escolhe permitir que seus companheiros reencontrem a sua condição de homens, continuando sua rota, agora esclarecido sobre qual o caminho a seguir.


A intenção de Ulisses era retornar à Ítaca e sem perder tempo nesse mundo transitório, ele continua a sua rota. Evitando o canto das sereias e fazendo-se amarrar ao mastro do barco, Ulisses se abstém da armadilha que representa as vozes do desejo que despertam no homem a ambição do poder. Ulisses, amarrado por sua vontade, irá resistir às forças da paixão e dos desejos. O herói da Odisseia representa a inteligência unida à vontade do Eu superior, que faz calar as vozes melosas da ilusão.


28 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog Lúcia...adorei
    Adoro mitologia e você aprofunda cada pedacinho de forma deliciosa de ler...
    Sou proprietária do lerdemais.com
    Virei sua seguidora...continue postando pra gente sobre este assunto maravilhoso
    Abraços
    Jade

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog Lúcia...adorei
    Adoro mitologia e você aprofunda cada pedacinho de forma deliciosa de ler...
    Sou proprietária do lerdemais.com
    Virei sua seguidora...continue postando pra gente sobre este assunto maravilhoso
    Abraços
    Jade

    ResponderExcluir
  3. Seja benvinda ao blog e obrigado por seus comentários. E quando tiver sugestões, manda que vamos fazer o possível para que este blog seja cada vez melhor. Conto com você. Abraço. Lucia

    ResponderExcluir
  4. Só uma obseraçao, Circe é Filha de Helio e Hécate, e a deusa da magia, venenos e poçoes, nao é considerada uma deusa, e sim uma imortal.

    ResponderExcluir
  5. LEGAL TAMBÉM APRECIO MITOLOGIA E MY NAME IS HERMES ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  6. LEGAL TAMBÉM APRECIO MITOLOGIA E MY NAME IS HERMES ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  7. LEGAL TAMBÉM APRECIO MITOLOGIA E MY NAME IS HERMES ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  8. você podia fazer um resumo disso quem é que vai querer ler tanta coisa assim?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto tem 11 ou 12 parágrafos, deve ser muito para quem esta acostumado a post de Facebook e afins.

      Excluir
  9. Meu nome Circe e gosto muito de filmes gregos possa até ser uma ligação mas será mesmo que em alguma época existiu esses deuses e semi deuses

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito do seu blog! Gostaria de saber, por gentileza: através de quais obras literárias você aprofunda seu conhecimento mitológico?
    Abraços,
    Swai.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns;realmente os Deuses são nossos Arquétipos,e você explica muito bem.

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha de assunto! Queria ter um pouquinho deste poder para expulsar o vizinho que tentou nos matar colocando gasolina e óleo diesel na calçada e portão. Foi uma calamidade. Sigilo.

    ResponderExcluir
  13. É uma leitura baseada na literatura de uma visão maniqueísta e patriarcal da sociedade que vivemos.

    ResponderExcluir
  14. É uma visão e interpretação patriarcal baseada na Odisséia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas felizmente espero que está mentalidade e a interpretação sobre o arquétipo de Circe mude.

      Excluir
  15. ADORO Mitologia Grega!! Muito bom saber mais os mitos antigos e sobre Deuses e Deusas!! Excelente!! Gostei bastante de saber mais sobre Circe... Que deusa poderosa rsrs legal :) amei esse artigo.

    ResponderExcluir
  16. Massa
    Onde que tem o curtir aqui?
    Paraba, a menina que ninguem fala, mas deu voz ao Parabens!

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é CIRCE MINHA MAE CARNAL TAMBEM SE CHAMAVA CIRCE QUANDO MINHA AVÓ FOI REGISTRAR MINHA MAE , TEVE QUE COLOCAR O MARIA PORQUE A IGREJA CATOLICA NAO ACEITAVA SÓ CIRCE AI TEVE QUE ACRESCENTAR NO NOME MINHA MAE MARIA CIRCE E EU CIRCE MARIA , POR CIRCE TER SIDO FEITICEIRA,

    ResponderExcluir
  18. Mais é um nome muito pequeno , mais muito forte ,

    ResponderExcluir
  19. Amei a história da Circe. Parabéns.
    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  20. Quer se juntar à família da verdadeira sereia bonita, você pode realmente se tornar uma sereia real em vez de comprar ou usar um conto de sereia artificial. Você pode obter um feitiço ou usar um anel que pode transformá-lo em uma sereia a qualquer momento. e-mail de contato: doctorjaspermagic@gmail.com Você pode nos explicar como quiser, nossa filha Melissa é uma sereia de verdade e temos uma enorme família de sereia de verdade.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares