quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hércules e o Leão de Neméia - o mito do signo de Leão




Na cidade de Neméia vivia no fundo de uma caverna um leão terrível, concebido por Selene uma temida feiticeira. Querendo vingar-se dos habitantes da cidade que a haviam expulsado, fêz surgir esta terrível criatura. Cobrindo a pele do leão com uma poção mágica, a criatura se tornou indestrutível, sendo incapaz de ser transpassada por qualquer arma criada pelos homens. Quando saía da caverna, devorava os habitantes de Neméia. Assim padecia a cidade com a fúria de Selena.

No Olimpo vários heróis eram instruídos pelo centauro Quíron e dentre eles se destacava Hércules, um dos filhos de Zeus. Percebendo sua bravura, lealdade e dignidade apesar de seu orgulho, Zeus resolveu iniciar Hércules nos mistérios do Olimpo, escrevendo com letras de fogo em uma folha de ouro, as 12 tarefas.



O primeiro trabalho iniciático seria matar o Leão de Neméia. Indo em direção a Neméia, Hércules tentou entender o motivo desta tarefa tão simples. Ao encontrar a caverna, Hércules entrou decidido a matar a criatura com inúmeras armas. Ao se aproximar do fundo da caverna, ele percebeu o leão vindo lentamente em sua direção. O Leão era enorme e fixando o olhar em Hércules, com seus olhos brilhantes e enigmáticos, Hércules foi surpreendido pelo ataque do leão travando com ele uma batalha terrível.

Hércules fugiu da caverna assustado mas resolveu retornar com suas armas, porém percebeu que elas não serviam para matar o leão. Mais uma vez ele foi surpreendido pelo ataque feroz do monstro e fugiu. Fora da caverna Hércules refletiu sobre a tarefa e decidiu enfrentar o leão sem armas, talvez fosse essa a tarefa: usar sua razão em lugar de sua força.

Aproximando-se do fundo da caverna viu novamente o leão se aproximando e fixando seu olhar em Hércules. Surpreso, Hércules viu que o brilho nos olhos do leão era um espelho que refletia sua imagem. Ferozmente o leão avançava contra Hércules. Depois de uma longa luta, Hércules estrangulou o leão que caiu morto.

Levando seu corpo para fora da caverna, Hércules viu o tamanho real do animal, que não lhe parecia tão grande assim. Resolveu olhar mais uma vez em seus olhos e viu que nada havia lá dentro. Ele havia conseguido vencer a si mesmo e ao seu orgulho. Arrancou o pelo do animal e dela fêz uma túnica, que o tornou indestrutível. E com a cabeça fêz um capacete, que upassou a usar em todas as outras tarefas, para sempre se lembrar que a força nunca deveria superar a razão.

********************

A luta de Héracles ou Hércules com as feras representa a constante luta que temos para conter a fera que mora dentro de nós, ao mesmo tempo que preservamos nosso instinto vital e criativo. O leão está sempre associado à realeza e, mesmo em sua forma destrutiva, é o rei dos animais, egocêntrico e selvagem, o princípio infantil. Dessa forma, sempre que derrotamos e vestimos a pele do leão, as opiniões dos outros que antes nos intimidavam, já não tem mais valor pois estamos vestidos com uma poderosa couraça, nossa própria identidade.

No entanto, por mais heróica que seja, a pele do leão sempre representa o egocentrismo, a dificuldade de lidar com a frustração e com a raiva contida. Não sabemos lidar com a frustração por não conseguirmos o que queremos, pela auto-importância inflamada e o orgulho desmedido. Entretanto quando dominamos essa fera que mora em nós, podemos utilizá-la de forma construtiva. As conquistas e vitórias exigem que deixemos para trás as couraças, que carregam uma alma sem paixão.

23 comentários:

  1. Você sem querer escreveu selene e depois escreveu "fúria de selena"

    ResponderExcluir
  2. ALGUÉM SABE QUEM É O AUTOR (A) DESTA PÁGINA?

    ResponderExcluir
  3. BOA HISTÓRIA, IGUAL O FILME HÉRCULES QUE O PRENSAGEM E O THE ROCK

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Dizem que como a pele era indestrutível por armas humanas ele usou as próprias garras do animal para rasgar a pele.

      Excluir
  5. Gostei muito muito nao sabia de tudo isso apesar de ter uma explicação muito boa ainda estou com duvidas

    ResponderExcluir
  6. Por favor assistam no YouTube a palestra os 12 trabalhos de Hércules do canal Nova Acrópole.

    ResponderExcluir
  7. Tem uma falha clara na história, o leão não era ferido por armas humanas certo, a pele era indestrutível, portanto como que o Hércules retirou a pele e se cobriu com ela tornando-se indestrutível? Não tem como ele ter retirado a pele. E caso digam que com o leão morto a pele deixa de ser indestrutível, não pode ser isso pois o texto afirma que "Arrancou o pelo do animal e dela fez uma túnica, que o tornou indestrutível.", isso mostra que a pele ainda era indestrutível. Alguém avisa Platão para reescrever essa história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó sábio que nos banha com tal conhecimento, concordo plenamente com os fatos citados acima, tais duvidas não me permitiam o ato de dormir. Neguin tá foda

      Excluir
    2. Eu não sei exatamente mais acho que ele não tirou a Pele e sim tirou todos os órgãos carne e ossos de dentro do corpo

      Excluir
    3. Tirou a pele com as próprias garras da fera.

      Excluir
    4. Ele não contou a história direito. Na parte em que o Leão morre, Hércules tira a pele do Leão com suas próprias garras, pois como nada podia penetrar a pele dele, somente as garras do próprio animal podia fazer tal ato. E ele também se esqueceu de mencionar que o tamanho do Leão de Nemeia era comparado a de um elefante, e que tem diversas versões sobre como ele surgiu, e nenhuma delas inclui uma "feiticeira" chamada Sele e "poções magicas", nas versões verdadeiras da história o Leão nasceu assim, não se sabe de qual união foi exatamente. Enfim, está ai sua explicação de como Hércules conseguiu tirar a pele do Leão de Nemeia.

      Excluir
    5. Realmente foi a garra do leão que Hércules cortou a própria pele do leão, segundo a história verdadeira

      Excluir
    6. Na verdade hercules retirou os orgãos pois na verdade oque fazia o leao ter a pele indestrutiva era elle estar vivo

      Excluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares