Nascida do esperma de Urano que foi jogado ao mar, Afrodite era a deusa do amor e da beleza. Sempre amou a alegria e o glamour e nunca se satisfez sendo esposa de Hefesto. Amou e foi amada por diversos deuses e mortais.
Punia quem ousasse possuir ou comparar sua beleza. Apesar de ser casada com Hefesto, Afrodite era sedutora e tinha vários amantes. Os filhos de Afrodite mostram seu domínio sobre as mais diversas faces do amor e da paixão humana.
Hermafrodito era filho de Afrodite com Hermes, o mensageiro dos deuses. Representa a fusão dos dois sexos e não tem gênero definido. Teria nascido extremamente bonito e transformou-se num ser andrógino quando a Ninfa Salmacis tentou seduzi-lo mas foi rejeitada. Ela esperou que ele entrasse no lago e mergulhou entrelaçando-se com ele e pediu aos deus para os unirem para sempre.
Eros era filho de Afrodite com Ares, Hermes ou Zeus. Queixando-se que seu filho continuava sempre criança, a deusa da prudência explicou que Eros era muito solitário e haveria de crescer se tivesse um irmão. Pouco tempo depois nasceu Anteros e Eros tornou-se robusto e cresceu.
Anteros era filho de Afrodite com Ares. Era o deus da ordem e foi criado por um pescador. Como seu próprio nome diz, ele era oposto de Eros. Seus poderes são de dar ordem e as pessoas obedecerem. Era o irmão de Eros que só cresceu depois que ele nasceu.
Fobos - o medo e Deimos - o terror eram os gêmeos filhos de Afrodite e Ares. Eles acompanhavam o pai nas batalhas, injetando nos corações dos inimigos a covardia e o medo, fazendo-os fugir. Na astronomia, Fobos e Deimos são as duas luas do planêta Marte.
Harmonia era a deusa da concórdia. Filha de Afrodite e Ares, casou-se com Cadmo, rei de Tebas.
Himeneu era o deus grego do casamento, filho de Afrodite e Apolo. Como era de se esperar, sendo filho de uma linda deusa e do deus mais bonito do Olimpo, Himeneu era confundido com as mais lindas moças devido a sua exuberante beleza.
Príapo era filho de Afrodite e Dioniso. Era considerado protetor dos rebanhos, uvas e abelhas. Hera sentia inveja e ciúmes de Afrodite e fêz que Príapo nascesse com uma grande deformidade, um pênis absurdamente exagerado. Por sua libertinagem, Príapo se tornou objeto de terror e repulsa.
Eneias foi um chefe troiano, filho de Afrodite e Anquises. Com a queda de Tróia, Eneias partiu com sua família carregando seu velho pai nos braços, que o orientou até chegar às novas terras.
ARES, deus da guerra e da violência, tinha Éris como companheira de batalha - deusa da discórdia. Era amante de Afrodite, a esposa de seu irmão, com quem teve vários filhos e também outras inúmeras amantes. Ares também seduziu Réia Silvia gerando Rômulo e Remo, fundadores de Roma.
Oenomaus era filho de Harpina com Ares e Diomedes era filho de Cireme com Ares. Eles eram guerreiros que habitavam ás margens do Mar Negro.
*Ares foi amante de Otrera, a rainha das Amazonas, com quem teve quatro filhas: Hipólita, Menalipe, Antíopa e Pentesiléia.
Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. É uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar o mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanase do engajamento político-social.
Os pensadores iluministas tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano. Supunham poder contribuir para o progresso da humanidade e para a superação dos resíduos de tirania e superstição que creditavam ao legado da Idade Media.
A maior parte dos iluministas associava ainda o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade. Um dos Iluministas de destaque foi Voltaire, pseudônimo de François-Marie Arouet (1694-1778). Defendia uma monarquia esclarecida. Filósofo francês, era deista - acreditava que para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão. Notabilizou-se pela sua oposição ao pensamento religioso e pela defesa da liberdade intelectual.
A maior parte dos iluministas associava ainda o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade. Um dos Iluministas de destaque foi Voltaire, pseudônimo de François-Marie Arouet (1694-1778). Defendia uma monarquia esclarecida. Filósofo francês, era deista - acreditava que para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão. Notabilizou-se pela sua oposição ao pensamento religioso e pela defesa da liberdade intelectual.

As paixões são os ventos que enfunam as velas dos barcos.
Por vezes elas nos fazem naufragar,
Por vezes elas nos fazem naufragar,
mas sem elas, eles não poderiam singrar.
A alma é uma fogueira que convém alimentar,
e que se apaga dado que não se aumente...
Voltaire - escritor e filósofo iluminista francês
Voltaire - escritor e filósofo iluminista francês
Muito obrigado, eu comecei a ler a série Percy Jackson e os Olimpianos e comecei a me interessar por mitologia grega, e decidi estudar um pouco no Google, obrigado, me ajudou muito!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirDepois que eu Escutei o Novo Album de Lady Gaga(ARTPOP) Que homenageia Afrodite comecei a me interresar sobre a mitologia Grega e isso me ajudou.
ResponderExcluirObrigado
Lucia será que tem um email ou outra forma de contato com a senhora ? Queria fazer umas perguntas. Aguardo retorno, obrigada.
ResponderExcluirQual autor grego menciona ser Eros filho de Afrodite e Ares?
ResponderExcluir