sábado, 23 de março de 2024

Deusas gregas e os sete arquétipos femininos

 


Um arquétipo de personalidade pode ser descrito como um conjunto de comportamentos comuns que existem em nosso subconsciente coletivo. O conceito foi desenvolvido pela primeira vez pelo psicanalista Carl Jung no século 19. 

Quando escreveu sobre essas representações, Jung sugeriu que havia quatro arquétipos que poderiam ser usados para descrever as mulheres: a Donzela, a Mãe, a Mulher Selvagem e a Anciã. 

Na década de 1990, o psiquiatra e seguidor de Jung, Jean Shinoda Bolen, expandiu esse modelo e descreveu sete arquétipos femininos baseados nos hábitos e traços de caráter de deusas gregas associadas, e o que eles revelam sobre a sua força interior.

Na realidade, somos todos únicos e os arquétipos se manifestam de maneira ligeiramente diferente de pessoa para pessoa. Dito isto, muitas podem acumular parte de um e de outro arquétipo, mas a maioria das pessoas se identificará mais fortemente com um dos perfis listados. Qual dos arquétipos mais combina com você?



A Mãe / Deméter - Deusa da Colheita.

O primeiro é o arquétipo da Mãe. Descrita como carinhosa, compassiva e movida pelo coração e não pela cabeça. Na mitologia grega esse arquétipo é representado por Deméter, Deusa da Colheita. Exemplos na cultura popular atual incluem celebridades, como Iyanla Vanzant e Princesa Diana. 

O lado positivo da Mãe é que ela ama incondicionalmente, assim como as mães amam seus filhos. Mas ela não precisa necessariamente ter filhos para se mostrar assim. 

O lado sombrio desse arquétipo é que ela tende a colocar as necessidades dos outros acima das suas necessidades, o que pode significar que ela tem a propensão a negligenciar a si mesma. Muitas vezes se dedica demais e acaba sofrendo pela ingratidão.



A Donzela / Perséfone -Deusa da Primavera

O próximo arquétipo é a Donzela. Seus principais traços são a inocência, intuição e tendência a ser muito m idealista. A representação mitológica da Donzela é Perséfone, Deusa da Primavera. Exemplos do mundo real incluem nomes como a atriz Shirley Temple e a atriz e dançarina Josephine Baker.

 O lado bom da figura da Donzela é que ela tem uma atitude muito lúdica perante a vida. Ela está sempre pronta para se adaptar e é ótima para aprender coisas novas. 

Seu lado sombrio é que ela às vezes é inocente demais e pode ser capturada por arquétipos fortes. Alguns podem acusá-la de se recusar a crescer e amadurecer.



Amante / Afrodite, Deusa da Beleza 

Outro arquétipo é a Amante. Conhecida por ser muito atraente e sensual, além de bastante emocional, não é novidade que este arquétipo é representado por Afrodite, Deusa da Beleza. No mundo real aparece em Marilyn Monroe ou Rihanna. 

O lado positivo do é que sabe atrair os outros e isso lhe confere um ar de confiança invejável. Por outro lado, a Amante busca constantemente validação externa. Ela pode achar difícil se comprometer e às vezes é muito emotiva.



A Mística / Héstia, Deusa do Coração

A Mística é introvertida e calma. Tende a passar a maior parte do tempo focada em seu interior. Este arquétipo se sente mais confortável na solidão e no silêncio. 

Na mitologia grega, a mulher mística é Héstia, Deusa do Coração. Na cultura pop, essa figura é personificada por pessoas como a cantora Sade e a atriz Angelina Jolie. 

Em seu lado positivo possui uma aura de paz, que irradia e é perceptível aos outros. Ela faz com que todos ao seu redor se sintam tranquilos e é altamente autoconsciente. 

Do seu lado sombrio, a tendência deste arquétipo de se afastar dos outros e habitar o seu próprio mundo pacífico pode tornar difícil para ela formar relacionamentos adequados.



A Caçadora / Ártemis, Deusa da Caça

A próxima é a Caçadora. Este arquétipo é autossuficiente, de espírito livre e extremamente independente. Ela tem espírito de guerreira e força infinita para superar obstáculos. 

A representação mítica da Caçadora é, sem surpresa, Ártemis, Deusa da Caça. Na cultura pop, nossas caçadoras incluem a Mulher-Maravilha e a estrela do tênis Serena Williams. 

Em seu lado positivo ela é destemida e corajosa. Ela está mais do que pronta para enfrentar quaisquer desafios que a vida lhe apresente. 

A desvantagem disso é que a Caçadora pode ter dificuldades quando se trata de acessar suas emoções e ser vulnerável. Isso pode dificultar a aproximação dela com outras pessoas.



 A Rainha / Hera, Deusa do Casamento

A Rainha é descrita como extrovertida, ambiciosa e que exala confiança. Ela entende a importância de relacionamentos duradouros e é extremamente leal. A representação mítica da Rainha é Hera, Deusa do Casamento. 

Para modelos de Rainha da vida real, procure nomes como Beyoncé, Elizabeth Taylor e Kim Kardashian. 

O melhor da Rainha é que ela é muito confiante e por isso está sempre pronta para assumir o comando. Ela é uma líder nata. Porém ela tende a ficar ciumenta e/ou mesquinha quando se sente insegura.



A Sábia / Atena, Deusa da sabedoria 

Finalmente, temos o arquétipo da Sábia. Os três principais adjetivos desta mulher são a honestidade, perspicácia e lógica. 

Na mitologia grega essa mulher é encarnada por Atena, Deusa da Sabedoria. Nossas sábias da cultura pop incluem Oprah Winfrey, Martha Stewart e Michelle Obama.

O lado positivo. a Sábia sempre fala a sua verdade e está consciente do seu próprio poder. Ela está mais do que pronta para se concentrar no crescimento pessoal. 

O lado sombrio da Sábia é que às vezes ela pode ter dificuldade para viver o momento, quanto para mostrar empatia real pelos outros.



Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares