sábado, 12 de fevereiro de 2011

Caos, o deus da desordem




Caos era o deus grego primordial. Representava a desordem inicial do mundo. Segundo a cosmogênese narrada no mito, com o surgimento de Eros começou a haver alguma ordem. Caos representava, ao mesmo tempo, uma forma indefinida e desorganizada, onde todos os elementos encontravam-se dispersos, e uma divindade rudimentar capaz de gerar.

Tal como a Terra em seus tempos originais, nele estavam reunidos os
elementos que compuseram todos os seres – mortais e imortais. De Caos nasceram Nix e Érubus e ambos uniram-se para a geração de novas deidades. 

No próprio Caos havia, entretanto, a força capaz de trazer-lhe ordem: Eros, tão antigo quanto os próprios elementos dispersos no Caos. Junto a ele, também Anteros. São forças de coesão e separação, espécie de yin e yang na visão grega dos primórdios. 


Caos, junto com sua filha Nix, teria gerado as Moiras, deusas do Destino, cego a todos os mortais e deuses imortais.


Cloto, em grego significa fiar, segurava o fuso e tecia o fio da vida, atuava como deusa dos nascimentos e partos. 


Láquesis
sorteava o quinhão de atribuições que se ganhava em vida. Láquesis, em grego significa sortear, puxar e enrolar o fio tecido.

Átropos, em grego significa afastar, ela cortava o fio da vida, determinava o fim da vida e jamais retrocedia depois de uma decisão.

Na mitologia grega, destino são as Moiras que, na roda da fortuna, teciam a sorte dos homens e deuses, e a cortava quando bem entendesse. Nem
mesmo o todo poderoso Zeus podia ir contra elas, pois qualquer coisa que fizesse alteraria de modo definitivo a sorte de todo universo. 


**************


No mito de Caos, a desordem uniu-se à noite para criar o destino, que dizem ser cego, sem visão física mas com visão espiritual. O destino não sabe o que está em sua frente, mas sabe o que vem pela frente. Deus primordial, o Caos está na vida das pessoas que se esquecem de viver bem o presente para criar melhor o seu futuro.

Todos nós temos oportunidades de fazer as coisas certas, das atitudes moderadas para construir um futuro digno de um deus de
verdade. Porém se nos deixarmos corromper por pensamentos e atitudes negativas, estaremos criando o nosso Destino, deus cruel para aqueles que se esquecem que o Destino se faz. Quem não cria seu destino e vai à cegas pela vida, com certeza dá sorte ao próprio Caos.




11 comentários:

  1. Nossa, achei a analogia interessante e concordo com o que você disse. Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante. Aprende bastante. Ja vou ter uma ideia do que falar no seminário.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de Me Pautar sempre pela palavra:Vamos ver o que ela diz.Gênesis 1.1.2.
    O Princípio
    1 No princípio Deus Criou os céu e a terra.
    2Era a da terra sem forma e vazia;trevas cobriam a face do abismo,e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
    Comentários: Algumas pessoas podem imaginar que Deus fez tudo de uma vez . Porém se olharmos e prestarmos atenção nos textos vemos que não.Primeiro criou Deus os Céus e a terra.vemos também que há um espaço de tempo Olhem para o texto.Aterra era nao é mais sem forma e Vazia .O espírito de Deus se movia sobre a face das Águas.
    Fica bem claro que Deus colocou ordem bem no começo de tudo fez tudo de forma ordenada onde haveria trevas se fez luz e se Santo espírito habitou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do site explica isso é Mitologia grega não cristã

      Excluir
    2. se vc ja entoru aqui é pq sabe q esta falando da Mitologia Grega

      Excluir
  4. Não conhecia esse deve ser aquele vazio que aparece no god of War 4 né?

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares